É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Área Médica
Siga-nos:

Menu

Pesquisar

Correção da lipodistrofia com preenchimento de metacrilato

A lipodostrofia (ou síndrome da redistribuição de gordura) tem sido, atualmente, um dos maiores desafios no tratamento da infecção pelo HIV. Os principais fatores de risco para sua ocorrência são: longo tempo de infecção pelo HIV, longo tempo de uso de antiretrovirais e idade avançada.

Clinicamente, consiste da perda da gordura periférica (face, braços e pernas), e acúmulo de gordura central (pescoço, torax e abdomem). Este quadro trouxe de volta o estigma da AIDS, principalmente porque quando ocorre na face, há uma diminuição importante do tecido gorduroso, o que confere um aspecto inestético, de um aparente envelhecimento precoce que tem causado alteração do estado psicológico dos pacientes, com diminuição da auto-estima e, consequentemente, influenciando em sua qualidade de vida.

Preenchimento de áreas atrofiadas

O tratamento consiste no preenchimento das áreas atrofiadas, podendo ser utilizados materiais preenchedores temporários ou permanentes.

Os preenchimentos temporários consistem de auto-implante de gordura, ácido hialurônico, colágeno, e ácido polilático. Sua duração varia de 3 a 9 meses, de acordo com o material utilizado, e normalmente são utilizados em casos leves, ou em áreas aonde o preenchimento permanente não pode ser utilizado.

O metacrilato, a poliacrilamida e o silicone são preenchedores permanentes, que em vários estudos tem demonstrado trazer melhores resultados, principalmente na relação custo/benefício.

No Brasil, o mais utilizado para a correção da lipodistrofia é o metacrilato, pois além de se obter excelentes resultados estéticos e duradouros com este material, ele tem um custo menos elevado. O tratamento consiste de injeções, feitas paralelamente nas áreas atrofiadas, é um procedimento relativamente simples, mas que só deve ser realizado por profissional médico experiente e capacitado.

correção da lipodistrofia

Preenchimento da lipodistrofia com metacrilato: antes e depois

A correção destas alterações devolve ao paciente o aspecto normal, melhora sua auto-estima e permite uma convivência social mais tranquila.

 

Colaboração: Dr. Marcio Serra – Dermatologista

E compartilhe!
Desenvolvido por Visana Comunicação