É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Área Médica
Siga-nos:

Menu

Pesquisar

Lipodistrofia e exercícios

Exercícios físicos, atualmente, constituem, importante tratamento coadjuvante para o paciente portador de HIV/AIDS, auxiliando na recuperação das alterações corporais e distúrbios metabólicos causados pela lipodistrofia. Costumamos dizer que praticar exercícios físicos deveria estar na receita médica logo após a prescrição do coquetel.

Os exercícios físicos freqüentes e moderados, em geral, diminuem a resistência à insulina, elevam os níveis de testosterona, e previnem os riscos de doença cardíaca.

Os exercícios aeróbicos contribuem para a diminuição dos níveis de triglicérides e colesterol, principalmente LDL (o colesterol ruim), e elevam os níveis de HDL (o colesterol bom), e proporcionam a queima de gordura localizada, revertendo algumas alterações corporais referentes ao acúmulo de gordura central.

Os exercícios de resistência com peso auxiliam no ganho de massa muscular, melhorando o aspecto dos membros superiores e inferiores, e do tórax, além de auxiliarem no tratamento da osteopenia e osteoporose, pois ajudam na capitação e manutenção do cálcio nos ossos.

Convém lembrar que todos os pacientes, principalmente aqueles que têm vidas sedentárias, que pretendem iniciar um programa de exercícios físicos, devem antes procurar um médico para que se faça sua avaliação cardio-respiratória, inclusive com prova de esforço.

 

Colaboração: Dr. Marcio Serra – Dermatologista

E compartilhe!
Desenvolvido por Visana Comunicação