É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Área Médica
Siga-nos:

Menu

Pesquisar

Por que devemos estar informados sobre HIV e AIDS?

Porque o número de pessoas que estão se contaminando com o HIV, o vírus da AIDS, continua aumentando, e ao contrário do que muitos imaginam qualquer um pode ser infectado, independente de raça, religião ou orientação sexual.

E o que precisamos saber sobre HIV e AIDS?

O HIV (denominação do vírus da imunodeficiência humana) é o agente causador da AIDS. Ele ataca o sistema imunológico levando o organismo a perder a habilidade de se defender contra outras infecções.

Uma pessoa pode parecer estar bem e se sentir bem e, mesmo assim, estar infectada pelo HIV e não saber. Podem ser necessários vários anos para que o HIV cause danos ao sistema imune, a ponto de levar ao surgimento dos sinais e sintomas da infecção. Mesmo estando sem sintomas, esta pessoa é capaz de transmitir o HIV para outras.

A pessoa infectada pelo HIV não tem, necessariamente, a AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida), que, na realidade, é o último estágio da infecção pelo HIV. Nesta fase, há a destruição das defesas naturais do organismo, fazendo com que ele enfraqueça ficando, assim, sujeito a uma série de doenças causadas por microorganismos (fungos, bactérias, etc.). Estes microorganismos não causariam problemas se o indivíduo estivesse com sua função imunológica preservada, mas podem causar danos severos ou até mesmo a morte nos pacientes com AIDS. São as chamadas infecções oportunistas.

 

Colaboração: Dr. Marcio Serra – Dermatologista

E compartilhe!

Câncer de Pele

Saiba o que é e aprenda a se prevenir

O câncer da pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicam-se de...

Saiba mais

Fale com o Doutor

Encontre um Dermatologista

Utilize o nosso sistema de busca para encontrar o dermatologista na localidade ideal para você!

Ir à Busca
Publicidade
Desenvolvido por Visana Comunicação