É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Área Médica
Siga-nos:

Menu

Pesquisar

Automedicação é risco para a saúde

Você com certeza já ouviu de alguém: “usa essa pomada aqui que é ótima! Se não resolver, também não vai fazer mal, afinal, é apenas uma pomadinha”. O que você não sabe é que esta inocente pomadinha pode provocar efeitos colaterais irreversíveis à sua pele.

Cuidado com a automedicação e as “pomadinhas milagrosas”!

Veja, abaixo, o que aconteceu com a pele de uma pessoa que ficou usando um creme contendo corticosteróide que um amigo indicou para tratar uma “alergia ao desodorante”. Estas estrias são definitivas, trazendo grande prejuízo estético.

automedicação

Automedicação: estrias causadas pelo uso inadequado de pomadas

Nunca deve-se utilizar um medicamento sem indicação médica, nem mesmo uma pomada ou creme, apenas porque ele foi bom para outra pessoa. As doenças da pele são muito parecidas e cada caso é um caso.

Com a automedicação, além do risco de estar usando um medicamento que pode fazer mal à sua pele, ele pode alterar as características da doença e, quando você finalmente resolver consultar um dermatologista porque sua lesões não melhoraram, isto vai dificultar o correto diagnóstico pelo médico.

Siga corretamente as instruções do seu dermatologista

Outra consideração importante é usar o medicamento seguindo exatamente as instruções do seu médico, prestando atenção ao número de aplicações diárias e ao tempo de utilização.

Os medicamentos têm uma forma correta de uso e não adianta exagerar a aplicação na tentativa de melhorar mais rápido, pois isso pode causar prejuízos à sua pele que vão atrapalhar e alongar o tratamento.

Além disso, respeite o tempo de uso que seu médico determinou. Alguns medicamentos de uso tópico, se continuados por longo período, acabam causando efeitos colaterais, como as estrias acima provocadas pelo uso de creme contendo corticosteróide.

Para finalizar, certifique-se sempre de ter entendido a receita do seu médico e tire todas as suas dúvidas antes de sair da consulta. Se as dúvidas surgiram ao chegar em casa, ligue para ele e confirme qual é a maneira correta de utilizar os medicamentos.

Veja também informações sobre o risco de usar corticosteróides sem indicação médica e os seus possíveis efeitos colaterais.

 

Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista

 

E compartilhe!
Desenvolvido por Visana Comunicação