Coceira e dor podem ser sinais de câncer de pele

De acordo com pesquisa da Temple University, na Philadelphia, coceira e dor em lesões suspeitas da pele podem indicar que a área pode ser um câncer de pele.

Pesquisadores estudaram 339 lesões de câncer de pele de 268 pacientes, que foram perguntados sobre os sintomas das lesões. Cerca de 37% das lesões eram acompanhadas de coceira e 28% de dor.

Para os médicos, uma simples pergunta aos pacientes sobre seus sintomas pode trazer informações adicionais na hora de avaliar lesões suspeitas, cuja natureza pode ser confirmada posteriormente por uma biópsia.

Coceira e dor podem indicar maior agressividade

Pacientes com carcinoma espinocelular relataram maior ocorrência de dor, enquanto pacientes com carcinoma basocelular se queixaram mais de coceira.

coceira e dor

Carcinoma espinocelular

Foi notado, no estudo, que lesões que são muito dolorosas ou que apresentam intensa coceira, podem indicar uma forma mais agressiva do tumor. A coceira vem de fibras nervosas nas camadas mais superficiais da pele, onde carcinomas basocelulares são usualmente encontrados. Carcinomas espinocelulares podem penetrar mais profundamente na pele e provocar lesões mais dolorosas.

No entanto, isso não quer dizer que toda lesão de pele que tenha coceira ou dor seja um câncer. Isso apenas deve ser levado em consideração para uma avaliação mais atenta nos casos suspeitos.

Sintomas não são comuns no melanoma

Coceira e dor foram mais prevalentes em pacientes com câncer de pele do tipo não-melanoma. O melanoma é um tumor muito menos comum que o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular, mas é muito mais perigoso. Quando não é detectado precocemente, o melanoma pode enviar células tumorais para outros órgãos, tornando-se um câncer altamente letal.

Fonte: Fox News, Health Day e JAMA Dermatology July 23, 2014