É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Área Médica
Siga-nos:

Menu

Pesquisar

Herpes labial: mormaço pode desencadear

A radiação Ultravioleta (UV) faz parte da luz solar que chega à Terra. Em dias sem nuvens fica fácil perceber a luz do sol atingindo a nossa pele e logo nos preocupamos em protegê-la com filtros solares.

Em dias nublados , as pessoas tendem a achar que não é necessário se proteger e acabam se expondo excessivamente à radiação solar. No entanto, mesmo nestes dias, até 80% dos raios UV podem atravessar as nuvens, afetando a pele intensamente.

Além das queimaduras solares e de suas consequências futuras, como o envelhecimento e o câncer da pele, este excesso de exposição pode provocar o desencadeamento de um surto de herpes labial, entre outras reações.

Herpes labial após exposição ao mormaço

O paciente da foto abaixo, velejador, não considerou que, num dia tão nublado, os raios solares pudessem provocar qualquer problema. Enquanto velejava, a água aliviava o calor que também foi disfarçado pelo vento, e ele minimizou os efeitos do sol sobre a sua pele. Velejou por quatro horas seguidas, sem imaginar as consequências disso.

No dia seguinte, ao acordar, deparou-se com a pele bastante queimada e, dois dias após, sofreu um intenso surto de herpes labial.

herpes labial

Herpes labial após exposição ao mormaço

É sabido que a exposição ao sol afeta células de defesa da nossa pele e diminui a imunidade do organismo, favorecendo a reativação do vírus que se apresenta de forma latente e provocando o surto de herpes. Como a radiação solar atravessa as nuvens, o mesmo ocorre em dias nublados.

Esta é mais uma razão para que os cuidados com a proteção solar sejam tomados não apenas nos dias ensolarados mas, também, naqueles em que o sol está escondido pelas nuvens.

Veja também o resultado de uma caminhada de 45 minutos em dia nublado sem proteção solar.

Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista

E compartilhe!

Câncer de Pele

Saiba o que é e aprenda a se prevenir

O câncer da pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicam-se de...

Saiba mais

Fale com o Doutor

Encontre um Dermatologista

Utilize o nosso sistema de busca para encontrar o dermatologista na localidade ideal para você!

Ir à Busca
Publicidade
Desenvolvido por Visana Comunicação