Podofilotoxina: tratamento das verrugas genitais

Os condilomas acuminados são verrugas de origem viral localizadas nos órgãos genitais e áreas ao seu redor. O vírus responsável é o papilomavirus humano (HPV), o mesmo que causa a verruga vulgar.

A forma mais comum de transmissão da doença é através de relações sexuais sem proteção, sendo uma doença sexualmente transmissível muito frequente.

Lesões podem ser imperceptíveis

Clinicamente, a doença se caracteriza pela formação de lesões na mucosa genital ou na pele dos genitais que variam de pequenos pontos esbranquiçados a grandes lesões vegetantes (aspecto de couve-flor).

podofilotoxina para condiloma acuminado

Lesões verrucosas do condiloma acuminado (HPV)

O tratamento convencional destas verrugas é feito através da cauterização química, criocirurgia ou eletrocoagulação das lesões visíveis, sendo muito comum o posterior aparecimento de novas lesões que, durante o tratamento, não eram perceptíveis a olho nu.

Tratamento de lesões imperceptíveis com podofilotoxina

Para o tratamento das lesões ainda imperceptíveis, um produto, sob a forma de creme, cujo princípio ativo é a podofilotoxina, permite que o tratamento seja feito de maneira mais simples, pelo próprio paciente.

O creme é aplicado em casa, em ciclos semanais de tratamento, de acordo com a orientação do médico e, em geral, a eliminação das verrugas ocorre em cerca de 4 semanas.

Pode ocorrer irritação da pele ao redor das lesões, que é geralmente leve. O creme de podofilotoxina representa um avanço no controle do reaparecimento de novas lesões, pois trata também aquelas que ainda não são visíveis a olho nu e que escapam ao tratamento convencional.

Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista