Menu

Pesquisar

Uso do minoxidil (Rogaine) e Síndrome da Polimialgia

A alopécia androgenética ou calvície masculina é uma manifestação fisiológica que ocorre em indivíduos geneticamente predispostos.

Provoca alterações nos cabelos, levando a um processo de miniaturização dos fios cujo resultado final é a calvície.

Entre os medicamentos com efeitos comprovados para o seu tratamento está o minoxidil tópico, que é aplicado no couro cabeludo e frequentemente indicado pelos dermatologistas.

minoxidil
Imagem cedida pelo Dr. Roberto Barbosa Lima

Entretanto, vale ressaltar que o acompanhamento médico se faz necessário para evitar efeitos colaterais e/ou para esclarecer possíveis situações não descritas nem mesmo na bula do medicamento de uso oral, prescrito para o tratamento da hipertensão arterial (Loniten).

O artigo continua logo abaixo…

Continue a leitura

Efeito colateral raro e pouco conhecido do minoxidil

Nos anos 90, foi descrita por Dubost e Sauvezie, ambos pertencentes ao Hospital Saint-Jacques, localizado em Clermont-Ferrand, na França, a Síndrome da Polimialgia com o uso do minoxidil tópico.

Síndrome esta que raramente ocorre e é constituída por dor muscular acentuada, com predomínio na área dos ombros e região pélvica, fadiga, perda de peso e anorexia, sugerindo uma doença do tecido conjuntivo.

Foram detectadas pequenas alterações laboratoriais nas enzimas musculares e hepáticas durante o uso dos medicamentos. Após o diagnóstico e a interrupção do uso do minoxidil, todos os pacientes evoluíram para a remissão total dos sintomas e do quadro laboratorial em 2 a 4 semanas. O mecanismo pelo qual esta reação adversa ocorre permanece desconhecido.

Portanto, este é um alerta importante ao dermatologista e aos usuários de minoxidil, que podem se deparar com esta síndrome e descartar a relação entre causa e efeito.

Fonte: Ann Med Interne (Paris). 1990;141(5):425-8.

Colaboração: Dr. Inácio FaverDermatologista Sócio Titular da SBD

Dr. Roberto Barbosa Lima

Médico Dermatologista

Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Saiba mais

O câncer de pele tem cura

Não atrase o diagnóstico

Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.

Saiba mais

Desenvolvido por Visana Comunicação