É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Área Médica
Siga-nos:

Menu

Pesquisar

Vacina para Herpes Zoster evita complicações

O Herpes zoster se desenvolve quando o vírus que provoca a varicela (catapora) na infância se reativa em uma fase mais adiantada da vida. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade. Um novo estudo mostra que a vacina para herpes zoster reduz o risco de complicações da doença.

vacina para herpes zoster

Proteção contra neuralgia pós-herpética

O estudo mostrou que a vacina foi 74% efetiva em prevenir hospitalizações por herpes zoster durante os três anos posteriores à vacinação e 55% efetiva após 4 ou mais anos.

A vacina para Herpes zoster foi 57% efetiva para prevenir a dor duradoura conhecida como neuralgia pós-herpética, condição de ocorrência comum em pacientes idosos após um surto da doença. Segundo os pesquisadores, depois de 4 anos, a taxa caiu para 45% de prevenção.

Os achados do estudo foram publicados no jornal Clinical Infectious Diseases: “O fato de que foi encontrado efetividade relativamente alta contra complicações graves, como hospitalização e neuralgia pós-herpetica de longa duração, e que esta proteção se manteve por longo tempo, se soma às consideráveis evidências de que a vacina é benéfica e que idosos deveriam ser encorajados a se vacinar em número maior do que acontece atualmente” disse o autor do estudo.

Vacina para herpes zoster é mais efetiva nos casos graves

O estudo avaliou informações colhidas entre 2007 e 2014. Os dados incluem cerca de 2 milhões de pessoas e os pesquisadores descobriram que a vacina parece ser mais efetiva contra casos graves de herpes zoster que requerem hospitalização e contra a dor duradoura após o surto, mas a proteção diminui com o passar do tempo após a vacinação.

Não foi detectada muita diferença em quão efetiva é a vacina entre diferentes grupos de idade. A vacina para herpes zoster foi aprovada nos Estados Unidos em 2006. Naquela ocasião, estudos mostraram que a vacina reduziu o risco de herpes zoster em cerca da metade das pessoas com 60 ou mais anos, faixa etária para a qual a vacina é recomendada no país.

Fonte: Clinical Infectious Diseases, news release, Feb. 27, 2017

 

E compartilhe!

Câncer de Pele

Saiba o que é e aprenda a se prevenir

O câncer da pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicam-se de...

Saiba mais

Fale com o Doutor

Encontre um Dermatologista

Utilize o nosso sistema de busca para encontrar o dermatologista na localidade ideal para você!

Ir à Busca
Publicidade
Desenvolvido por Visana Comunicação