É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Área Médica
Siga-nos:

Menu

Pesquisar

Abscesso cutâneo

O que é?

O abscesso cutâneo é o resultado de uma infecção que forma uma cavidade preenchida com pus na pele.

Ocorre quando uma infecção penetra na pele e o sistema imune do corpo tenta combatê-la. Células de defesa do sangue, os leucócitos ou células brancas, saem dos vasos sanguíneos para a área infectada provocando um processo inflamatório que forma o pus, que é uma mistura de leucócitos, bactérias e tecido morto.

O abscesso cutâneo pode ocorrer em qualquer parte da pele, mas é mais frequentes em áreas de dobra, como as axilas, virilhas e região perianal. Também é comum na região da base da espinha, quando decorrente do cisto pilonidal.

A causa do abscesso cutâneo é geralmente uma infecção bacteriana. A bactéria invade a pele através de uma porta de entrada, como uma perfuração ou um folículo piloso, e pode se desenvolver ao redor de um corpo estranho na pele, como uma farpa.

Qualquer pessoa pode apresentar um abscesso cutâneo, mas a sua ocorrência é mais frequente em pessoas com síndrome metabólica e obesidade, diabéticos, imunodeficientes, com problemas circulatórios, em uso de corticoterapia ou quimioterapia, fumantes, alcoolismo, falta de higiene e usuários de drogas.

Manifestações clínicas do abscesso cutâneo

Um abscesso cutâneo geralmente se apresenta como um nódulo avermelhado, quente, inchado e bastante doloroso. Com a evolução e afinamento da pele acima da infecção, pode apresentar pontos brancos de pus na superfície. Dependendo da intensidade do quadro, pode ser acompanhado de febre, ínguas e mal-estar geral.

abscesso cutâneo

Abscesso cutâneo na axila

Se não for tratado, tende a aumentar de tamanho e pode se romper sozinho, liberando pus espesso de cor amarelada ou esverdeada e de odor fétido.

Tratamento

O tratamento do abscesso cutâneo é feito através do esvaziamento do seu conteúdo e lavagem da cavidade para remover completamente o pus e tecido morto.

O abscesso cutâneo não deve ser espremido se não houver um orifício para a drenagem do conteúdo, pois a infecção pode se aprofundar para os tecidos abaixo da lesão.

No caso de lesões pequenas e mais superficiais, a aplicação de compressas quentes e úmidas por 15 a 20 minutos a cada hora, pode ajudar o abscesso cutâneo a se romper e drenar o material contido no seu interior. O calor deve ser confortável, não deve ser quente demais.

Lesões maiores podem necessitar de drenagem cirúrgica que deverá ser realizada por um médico. O procedimento é feito através de uma incisão com bisturi ou agulha grossa, na porção onde a pele se encontra mais fina, após a limpeza adequada da pele e aplicação de anestesia local. Ao contrário do que muitos pensam, a anestesia é eficiente mesmo em lesões bastante inflamadas e não há necessidade de sentir a dor do corte.

A ferida resultante deve ser deixada aberta para que o pus continue drenando. Para evitar o seu fechamento e facilitar a drenagem, pode ser necessária a colocação de um dreno dentro do espaço deixado pelo abscesso cutâneo, cobrindo tudo com um curativo para absorver o material drenado. Após dois ou três dias, este dreno é retirado. Curativos com creme ou pomada de antibióticos devem ser mantidos sobre a ferida até a sua completa cicatrização.

A drenagem do abscesso cutâneo traz alívio imediato da dor. Caso ela persista, poderá ser indicado o uso de medicação antiinflamatória ou analgésicos até a dor ceder. Em alguns casos, pode ser necessária a prescrição de antibióticos para debelar a infecção, de acordo com a bactéria causadora. Neste caso, o pus colhido pode ser enviado para cultura e determinação do agente causador da infecção.

 

Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista

E compartilhe!

Câncer de Pele

Saiba o que é e aprenda a se prevenir

O câncer da pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicam-se de...

Saiba mais

Fale com o Doutor

Encontre um Dermatologista

Utilize o nosso sistema de busca para encontrar o dermatologista na localidade ideal para você!

Ir à Busca
Publicidade
Desenvolvido por Visana Comunicação