É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Área Médica
Siga-nos:

Menu

Pesquisar

Cancro mole ou cancroide

O que é?

O cancro mole é uma doença sexualmente transmissível (DST), também chamada de cancroide, cancro venéreo e popularmente conhecida como “cavalo”. Pode ser transmitido pela relação sexual vaginal, anal ou oral e manifesta-se através de feridas dolorosas com base mole nos órgãos genitais.

Os primeiros sintomas do cancro mole aparecem dois a cinco dias após relação sexual desprotegida com portador da doença, período que pode se estender em até duas semanas.

Manifestações clínicas do cancro mole

O cancro mole começa como uma ou mais feridas pequenas com pus. Após algum tempo, a ferida aumenta de tamanho e profundidade, tornando-se úmida e bastante dolorosa. A lesão inicial se espalha e surgem outras feridas em volta das primeiras.

cancro mole

Cancro mole. Imagem cedida por atlasdermatologico.com.br

Após duas semanas do início do cancro mole, pode aparecer um caroço doloroso e avermelhado (íngua) na virilha, que chega a dificultar os movimentos da perna, chegando a impedir a pessoa de andar. Essa íngua pode abrir e expelir um pus espesso, esverdeado, misturado com sangue.

Nos homens, as feridas, em geral, localizam-se na glande (cabeça do pênis). Na mulher, ficam, principalmente, na parte externa do órgão sexual e no ânus e mais raramente na vagina (ressalte-se que a ferida pode não ser visível, mas provoca dor na relação sexual e ao evacuar).

O quadro clínico pode ser acompanhado de dor de cabeça, febre e fraqueza.

Tratamento

Como o contágio é feito pela prática sexual, a melhor forma de prevenir-se contra o cancro mole é fazer uso do preservativo em todas as relações sexuais.

O cancro mole é tratado com medicamentos à base de antibióticos, sabonetes e medicações de uso local. Além do tratamento, deve-se realizar intensa higiene dos locais afetados.

As relações sexuais devem ser evitadas até a conclusão do tratamento. É recomendado o tratamento dos parceiros sexuais, em qualquer circunstância, pela possibilidade de existirem portadores que não manifestem sintomas.

Fonte: Ministério da Saúde, DST-AIDS .

E compartilhe!

Câncer de Pele

Saiba o que é e aprenda a se prevenir

O câncer da pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicam-se de...

Saiba mais

Fale com o Doutor

Encontre um Dermatologista

Utilize o nosso sistema de busca para encontrar o dermatologista na localidade ideal para você!

Ir à Busca
Publicidade
Desenvolvido por Visana Comunicação