É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Área Médica
Siga-nos:

Menu

Pesquisar

Ceratoacantoma

O que é?

O ceratoacantoma é uma lesão tumoral de crescimento rápido que se assemelha ao carcinoma espinocelular, devendo ser deste diferenciado. Em geral, evolui espontaneamente para a regressão e tende a acometer mais os homens após 40-50 anos de idade.

Manifestações clínicas do ceratoacantoma

A maioria das lesões aparece na face ou membros superiores. Forma uma lesão elevada, de bordas lisas e cor rósea com o centro ocupado por uma massa crostosa, endurecida. O aspecto lembra um vulcão.

O seu crescimento é rápido e, em dois meses, pode crescer bastante (foto abaixo). Apesar de pouco frequente, existe uma forma múltipla do ceratoacantoma, quando várias lesões surgem ao mesmo tempo.

ceratoacantoma

Ceratoacantoma no dorso da mão

Tratamento

Apesar da possibilidade de regressão espontânea em alguns meses, devido à sua semelhança com o carcinoma espinocelular e por poder atingir dimensões grandes, é recomendável o seu tratamento. Se você apresenta uma lesão de crescimento rápido e progressivo, procure um médico dermatologista o quanto antes para uma avaliação.

O tratamento do ceratoacantoma é na maioria das vezes cirúrgico. Em pacientes que não podem se submeter à cirurgia, pode ser usado tratamento com injeção local de substâncias que interrompem o crescimento tumoral, levando à sua regressão.

Outras imagens

Veja mais imagens de ceratoacantoma.

 

Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista

E compartilhe!

ceratoacantoma

E compartilhe!
Desenvolvido por Visana Comunicação