É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Área Médica
Siga-nos:

Menu

Pesquisar

Dermatofibroma

O que é?

O dermatofibroma é uma neoplasia benigna, de causa desconhecida, formada principalmente por fibroblastos da pele, que acomete com mais frequência as mulheres adultas.

Existe a suspeita de que possa surgir devido a um processo inflamatório decorrente de pequenos traumas como, por exemplo, uma picada de inseto.



Manifestações clínicas do dermatofibroma

O dermatofibroma cresce lentamente para formar uma lesão nodular pequena (até cerca de 1cm de diâmetro), de consistência endurecida, que pode ser um pouco elevada ou discretamente deprimida.

A coloração é, em geral, mais escura do que a da pele normal mas, em pessoas com fototipos mais altos, pode ser da mesma cor da pele.

dermatofibroma

A localização mais frequente é nos membros, principalmente nas pernas. Pode haver mais de uma lesão mas, na maioria dos pacientes, ela é única.

Geralmente, não apresenta sintomas associados apesar de alguns pacientes relatarem coceira ou dor local.

Uma característica típica do dermatofibroma é que, quando se tenta pinçá-lo entre 2 dedos, a lesão se aprofunda na pele.

Tratamento

Não há necessidade de tratamento, pois trata-se de uma lesão benigna.

No caso de lesões localizadas em áreas que provoquem sintomas ou que sejam inestéticas, a lesão pode ser retirada por excisão cirúrgica.

A criocirurgia também é uma opção de tratamento, no entanto, por se tratar de lesão profunda, há a necessidade do procedimento ser feito de forma mais intensa, o que provoca efeitos secundários que podem ser bastante incômodos ao paciente.

Outras imagens

Veja mais imagens de dermatofibroma.

 

Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista

 

E compartilhe!

dermatofibroma

E compartilhe!
Desenvolvido por Visana Comunicação