Disidrose

Disidrose é uma doença de causa desconhecida devida provavelmente à retenção de suor entre as células da epiderme (camada mais superficial da pele).

Alterações climáticas e estresse emocional têm sido relatados como prováveis fenômenos desencadeantes mas não são encontrados estudos que comprovem a sua influência sobre o surgimento do quadro.

Manifestações clínicas da disidrose

A disidrose atinge as mãos e os pés, iniciando com coceira e formação de vesículas (pequenas bolhas) endurecidas semelhantes a grãos de sagu, atingindo principalmente a face lateral dos dedos, as palmas das mãos e as plantas dos pés.

A coceira pode ser intensa e o ato de coçar rompe as bolhas que eliminam líquido transparente. Pode ocorrer infecção secundária das lesões dando origem a lesões com pus, como observado na foto abaixo.

disidrose

Disidrose no pé com lesões infectadas

O quadro ocorre em surtos que se repetem e duram de uma a duas semanas, com o ressecamento das bolhas e descamação nos locais atingidos. As lesões podem ocorrem em pequeno número mas em alguns casos tomam toda a superfície das mãos ou pés.

Quadros semelhantes são as erupções disidrosiformes, que podem ter como causa micoses ou processos alérgicos de contato ou alergia medicamentosa. Nestes casos, eliminando-se a causa, as lesões tendem a desaparecer.

O tratamento é feito com medicações de uso local que ajudam a aliviar a coceira, evitar infecções secundárias e aceleram a evolução natural do processo. Deve ser indicado por um médico dermatologista de acordo com cada caso.

Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista

disidrose