É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Área Médica
Siga-nos:

Menu

Pesquisar

Efélides (sardas)

O que são?

As efélides, popularmente chamadas de sardas, são manchas causadas pelo aumento da melanina na pele. A melanina é o pigmento que dá cor à pele. É produzida pelos melanócitos, células presentes na epiderme.

Existe uma tendência familiar e surgem principalmente nas pessoas de pele clara (fototipo I e II) e ruivas. São causadas pela exposição continuada da pele ao sol ao longo da vida e tendem a escurecer mais durante o verão.



Manifestações clínicas das efélides

As sardas se localizam principalmente nos locais da pele mais atingidos por queimaduras solares, como a face, ombros e colo. São manchas arredondadas ou geométricas de cor castanho ou marrom.

efélides

O ombro é uma localização comum das efélides ou sardas

Tratamento

Evitando-se a exposição solar, as sardas tendem a clarear gradualmente. No entanto, o tratamento acelera o seu clareamento.

O tratamento inclui o uso de protetores solares sempre que houver exposição da pele ao sol ou mormaço e no uso de substâncias despigmentantes associadas a alguns tipos de ácidos. Peelings superficiais podem acelerar o processo. O tratamento deve ser orientado de acordo com cada caso, pelo médico dermatologista.

Outras imagens

Veja mais imagens de sardas.

 

Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista

 

E compartilhe!
Desenvolvido por Visana Comunicação