Líquen estriado

Líquen estriado é uma doença rara, benigna, autolimitada, que afeta predominantemente crianças, formando lesões com disposição linear na pele.

A causa é desconhecida. Possivelmente, fatores genéticos ou ambientais possam ter uma participação no seu aparecimento.

As idades mais frequentemente atingidas situam-se entre 5 e 15 anos. Acomete o sexo feminino duas ou três vezes mais do que o masculino. É uma doença de ocorrência rara em adultos.

Manifestações clínicas do líquen estriado

O líquen estriado se manifesta como uma faixa linear contínua ou interrupta de pequeninos pontos elevados (1 a 3mm) que podem ser rosados, avermelhados, da cor da pele, mais claros ou pigmentados.

As lesões tendem a se agrupar formando placas maiores e sua superfície pode ser áspera ou plana. Pode haver descamação fina na superfície das lesões.

líquen estriado

Liquen estriado na coxa de criança

A erupção é unilateral na grande maioria das vezes e as áreas mais comumente afetadas são os membros, na parte próxima ao tronco. A largura da faixa é de poucos centímetros mas o comprimento pode atingir até a extensão total do membro afetado.

O quadro não costuma ser acompanhado de qualquer sintoma. Quando isso ocorre, a queixa mais comum é coceira discreta.

As lesões tendem a regredir espontaneamente em um período que pode variar de poucos meses a cerca de um ano e podem deixar manchas residuais no local afetado, que podem ser mais claras ou mais escuras do que a pele normal.

Como as lesões tendem a involuir espontaneamente, não há necessidade de tratamento, mas o uso de medicação de uso tópico contendo corticosteróides pode abreviar a duração da doença.

O tipo de corticosteróide a ser usado deve ser indicado pelo dermatologista, especialmente porque a doença afeta mais as crianças e o uso inadequado do medicamento pode provocar efeitos colaterais.

Cremes emolientes podem ser úteis quando houver descamação.

Outras imagens

Veja mais imagens de líquen estriado.

Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista