Pitiríase alba

A pitiríase alba é uma doença de causa desconhecida. É muito frequente nas pessoas com história pessoal ou familiar de atopia (asma, bronquite, rinite alérgica, eczema atópico). Também é conhecida como dartro volante ou eczemátide hipocromiante.

É mais comum o seu aparecimento na infância. Acredita-se que o ressecamento da pele seja um fator desencadeante, sendo assim, a exposição solar excessiva, banhos prolongados e uso intensivo de sabões no inverno podem favorecer o seu surgimento.

Manifestações clínicas da pitiríase alba

As manifestações da doença surgem principalmente após a exposição intensa da pele ao sol. Caracterizam-se por manchas claras, arredondadas, finamente descamativas, de limites imprecisos e muitas vezes com um aspecto pontilhado.

Devido às manchas claras, a doença muitas vezes é confundida com a pitiríase versicolor (micose de praia) e também deve ser diferenciada da hanseníase em sua fase inicial. As localizações mais frequentes são a face, tronco e membros superiores.

pitiríase alba

Mancha clara na face de limites mal definidos

As lesões não apresentam sintomas e o ressecamento da pele frequentemente acompanha o quadro. Mais comum nas crianças, pode surgir também durante a vida adulta, sendo comum remissões e reaparecimento das manchas.

A hidratação da pele e a proteção solar ajudam a evitar o surgimento da pitiríase alba. A exposição prolongada e continuada ao sol e as consequentes queimaduras solares devem ser evitadas. Uma alimentação rica em legumes, verduras e frutas e a ingestão de bastante líquido durante o verão também ajudam na prevenção. Para o tratamento das lesões o procedimento correto é a consulta ao médico dermatologista.

Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista