É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Área Médica
Siga-nos:

Menu

Pesquisar

Siringoma

O que é?

O siringoma é um tumor benigno da pele derivado dos ductos de glândulas sudoríparas. A tendência ao seu surgimento é genética e a localização mais frequente das lesões é na pele das pálpebras e região ao redor dos olhos. São tumores inofensivos e o seu prejuízo é apenas estético.

Geralmente, as lesões do siringoma começam a aparecer na adolescência e são mais comuns nas mulheres do que nos homens. É comum que outro membro da família também apresente o mesmo tipo de lesão.



Os siringomas podem ser confundidos com xantelasma, milium, tricoepitelioma ou carcinoma basocelular.

Manifestações clínicas do siringoma

A doença caracteriza-se pela formação de lesões pequenas (2 a 5 mm), da cor da pele ou amareladas, um pouco elevadas e de consistência levemente endurecida. Localizam-se preferencialmente nas pálpebras e regiões ao redor dos olhos. Não apresentam qualquer sintoma associado. Podem ser poucas ou em grande número.

siringoma2

Siringomas na pálpebra inferior

Existe uma forma eruptiva, mais rara, que surge de forma abrupta, na idade adulta, formando grande número de lesões que atingem o tórax e/ou abdomen.

Tratamento

Não existe uma forma de se evitar o surgimento das lesões. O tratamento pode ser feito através de cauterização química, eletrocoagulação, dermoabrasão ou retirada cirúrgica das lesões. (Veja informações sobre estes procedimentos). Estes são tratamentos médicos que devem ser realizados pelo dermatologista.

Outras imagens

siringoma

 

 

 

 

 

 

Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista

 

E compartilhe!

siringoma

E compartilhe!
Desenvolvido por Visana Comunicação