É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Área Médica
Siga-nos:

Menu

Pesquisar

Laser fracionado: tratamento para flacidez

O resurfacing com laser fracionado (Fraxel laser) constitui um dos novos procedimentos para o rejuvenescimento facial e extra-facial. O objetivo do procedimento é obter alta eficácia na suavização de rugas, semelhante à obtida com o uso de lasers de CO2 e érbio, mas sem os seus riscos ou tempo prolongado de recuperação.

Este tipo de tratamento gera múltiplos pontos microscópicos extremamente aquecidos na pele, cercados por ilhas de tecido não tratado. Desta forma, a reepitelização ocorre em um dia mas o colágeno da derme é afetado de forma semelhante ao observado na técnica de resurfacing tradicional. Em cada sessão, é tratada cerca de 25% da derme, camada da pele onde o colágeno se localiza.

Resultados de estudo com 150 pacientes com laser fracionado

Em estudo realizado com 150 pacientes, nos quais foram realizados 4 tratamentos com intervalos de 1 ou 2 semanas, foi observada a redução visível das rugas em todas as etapas, com melhora da textura da pele e, ao mesmo tempo, melhora dramática das lesões pigmentadas.

Em termos de tolerância, não foram notados efeitos colaterais graves ou discromia, com apenas 2 casos de erosão (ferida superficial) da pele. A duração da vermelhidão da pele após o procedimento foi, em média, de 2 dias. Em muitos pacientes, a face ficou inchada durante 2 a 4 dias.

Os autores do estudo concluem que o tratamento com o laser fracionado se mostra seguro e eficaz para a redução visível de rugas e parece um tratamento bastante interessante quando combinado ao lifting de face (procedimento cirúrgico para correção da flacidez facial) na terapia de rejuvenescimento, mas não o substitui.

Veja também: resurfacing com laser de CO2.

Fonte: MedNews (Ago/2007)

E compartilhe!
Desenvolvido por Visana Comunicação