É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Área Médica
Siga-nos:

Menu

Pesquisar

Sol e envelhecimento da pele: foto comprova esta relação

Muita gente ainda não acredita que o sol possa ser o principal responsável pelo envelhecimento cutâneo. Ou acredita, mas acha que não vai acontecer com ela, pois não consegue se imaginar daqui a vários anos e pensa apenas no prazer imediato de se ver com a pele bem bronzeada.

Algumas vezes, ao examinar uma pessoa que se queixa da pele envelhecida e dizer que estas alterações são causadas pelo sol, ela rebate: mas eu não vou à praia há mais de 5 anos…

O que estas pessoas não entendem, é que não é apenas o sol do último verão e sim a exposição solar acumulada durante toda uma vida, desde a infância. Na juventude, a pele tem uma grande capacidade de regeneração e “conserta” os danos causados pelo sol na pele. Com o passar dos anos, a pele perde esta ação regeneradora e as alterações características do fotoenvelhecimento começam a aparecer, como manchas, ressecamento, asperezas e perda da elasticidade.

A comprovação

A foto que você vê abaixo, mostra uma pele bastante envelhecida no dorso da mão e uma pele de aspecto jovem no abdomem. Parece que são peles de pessoas diferentes, mas é a mesma pessoa. Trata-se de uma senhora cujo abdômen esteve sempre protegido do sol pelas roupas. Seus braços, no entanto, sofreram a ação do sol durante o seu dia a dia, pois sempre usou roupas de mangas curtas.

envelhecimento

Pele fotoenvelhecida

Percebe-se, claramente, que a pele do dorso da mão, que recebeu a exposição solar, tem aspecto bem envelhecido. Isto não acontece com a pele do abdômen, que sempre ficou protegida pela roupa, não sofrendo a ação direta da radiação solar, e mantêm características de uma pele bem mais jovem.

Portanto, da próxima vez que você pensar em estender sua canga para se queimar, pense que a idade também vai chegar para você, e que os danos provocados pelo sol vão aparecer um dia. Se você gosta da sua pele e quer mantê-la bonita por mais tempo, proteja-se!

Entenda que você não precisa deixar de aproveitar os prazeres de ir à praia ou à piscina ou de curtir a vida ao ar livre. Basta mudar sua atitude em relação ao sol e tomar certos cuidados. Veja aqui, como aproveitar o melhor do sol cuidando da sua pele.

Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista

E compartilhe!
Desenvolvido por Visana Comunicação