É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Área Médica
Siga-nos:

Menu

Pesquisar

Subcisão: cirurgia para tratar celulite

Os casos mais avançados de celulite, quando se formam “buracos” sobre a pele das nádegas e parte alta das coxas, podem ser tratados com cirurgia e anestesia local. Estas depressões da pele são formadas por septos fibrosos subcutâneos que puxam a superfície da pele para baixo, dando o aspecto de casca de laranja. A técnica, chamada de subcisão, consiste exatamente na eliminação destes septos e preenchimento do espaço deprimido.

O seu uso no tratamento da celulite foi baseado no uso da subcisão para o tratamento de rugas e cicatrizes, quando uma agulha de ponta cortante é introduzida sob a pele provocando o seu descolamento e sangramento no local. Este sangramento forma um hematoma que se reorganiza dando formação à novo tecido colágeno, que preenche o espaço elevando as rugas ou cicatrizes. É o chamado preenchimento autólogo, quando se utiliza tecido do próprio corpo como material preenchedor.

Subcisão na celulite

No caso da cirurgia para o tratamento da celulite, a agulha “bisturizada” é usada para cortar os septos fibrosos abaixo da pele, causadores dos “buracos” da celulite em estágio avançado. O corte interrompe a tração exercida pelos septos sobre a pele, que é liberada e se eleva, corrigindo as depressões características da celulite. Além disso, como a agulha também atinge vasos sanguíneos, o hematoma dará origem a novo tecido conjuntivo, que ocupará o espaço antes deprimido.

O período pós-operatório é longo – cerca de 30 dias – e exige cuidados especiais da paciente, como o uso de cinta compressiva, além de acompanhamento médico. Formam-se grandes manchas roxas que posteriormente serão reabsorvidas pelo organismo.

Por tratar-se de um procedimento cirúrgico, só pode ser realizado por médicos treinados para a correta execução da técnica.

Veja mais informações sobre a celulite, como evitar e como tratar.

Fonte: Jornal A Gazeta – ES

E compartilhe!

Câncer de Pele

Saiba o que é e aprenda a se prevenir

O câncer da pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicam-se de...

Saiba mais

Fale com o Doutor

Encontre um Dermatologista

Utilize o nosso sistema de busca para encontrar o dermatologista na localidade ideal para você!

Ir à Busca
Publicidade
Desenvolvido por Visana Comunicação