Depilação definitiva

Para aqueles pêlos que insistem em crescer onde não deviam e para se acabar com o eterno sofrimento da depilação com cera, hoje já podemos lançar mão da depilação definitiva. Os modernos aparelhos de laser ou de luz pulsada podem reduzir permanentemente o número de pêlos e são uma boa opção de tratamento.

Depilação a laser ou luz pulsada

O Photoderm utiliza a luz pulsada (não é laser, mas funciona). O procedimento só é indicado para pessoas de pele clara e pêlo escuro, pois a luz concentra-se no pigmento escuro, descarregando sua energia nas áreas pigmentadas e destruindo o folículo piloso. Em pessoas de pele escura, o uso da luz pulsada pode resultar em manchas claras e em pessoas de pêlos claros o resultado não será bom pois muitos pêlos não cairão. O procedimento é simples, de fácil execução e seguro, se respeitadas as condições acima.

Outro tipo de aparelho utilizado para a depilação é o laser de rubi (Epilaser). Tem boa eficácia, mas também deve respeitar as mesmas condições da luz pulsada: pele clara e pêlo escuro para evitar manchas na pele.

Já com o uso do laser de diodo (Light Sheer), devido a um mecanismo que protege a pele, o tratamento também pode ser feito em pessoas morenas e até mesmo em pessoas bronzeadas, sendo raras as ocorrências de manchas. Ainda assim, apenas pêlos escuros terão bons resultados (saiba mais sobre o laser de diodo).

Os três aparelhos acima são aprovados pelo FDA (órgão de controle de medicamentos dos EUA) para a depilação definitiva, ou seja, redução permanente do número de pêlos. Os pêlos que não são eliminados, geralmente crescem mais lentamente, são mais finos e mais claros. Vale a pena lembrar que é necessário mais de uma sessão de laser (3 a 5) para a obtenção de resultados satisfatórios.

Outros aparelhos de laser ou luz pulsada podem ser utilizados para a depilação, no entanto, o resultado não é definitivo e sim o de uma interrupção prolongada do crescimento.

Veja também informações sobre a eflornitina, um creme que reduz o crescimento dos pêlos da face em mulheres.

Outro assunto que está muito badalado é o bronzeamento artificial. Não deixe de saber a verdade sobre ele.

Mais assuntos de estética