Hortelã-pimenta combate excesso de pêlos em mulheres

Algumas xícaras de chá podem ajudar mulheres a combater o excesso de pêlos corporais e faciais, pesquisadores turcos reportaram.

Segundo eles, mulheres com muitos pêlos, condição conhecida como hirsutismo, que tomaram duas xícaras de chá de ervas por dia durante cinco dias, mostraram reduções significativas nos níveis de testosterona livre.

De acordo com o estudo publicado na revista Phytotherapy Research, tratamentos típicos para hirsutismo se focam nos níveis excessivos de hormônios masculinos e incluem contraceptivos orais para prevenir a produção destes hormônios ou o uso de remédios para bloquear a resposta corporal a eles.

Condição afeta 5% das mulheres

Os pesquisadores já haviam notado que alguns homens que tomavam chá de hortelã-pimenta (peppermint) tinham a libido diminuída, o que os levou a investigar a folha como tratamento anti-hirsutismo. A condição afeta 5% das mulheres do mundo.

Os cientistas pediram a 21 mulheres com hirsutismo, das quais 12 tinham síndrome de ovário policístico, que tomassem um chá preparado com folhas secas de hortelã-pimenta, duas vezes por dia.

Depois de 5 dias, os níveis de testosterona livre (a forma biologicamente ativa) das mulheres declinaram, embora o seu nível de testosterona total continuasse o mesmo. Os níveis de estrogênio aumentaram e os de triglicerídeos diminuíram muito.

Mulheres com níveis altos de hormônios masculinos, costumam ter níveis altos de triglicerídeos, resistência insulínica e obesidade.

"A hortelã-pimenta pode ser um tratamento alternativo para o hirsutismo. Mas é preciso mais estudos e testes para ver se é possível fazer uma droga com a planta", escreveram os cientistas.

Fonte: Jornal do Brasil - RJ (24/02/2007).

Mais notícias