Artigos Especiais

Por que meu rosto está avermelhado?

A rosácea é uma doença da pele que causa eritema (vermelhidão) facial que pode ser acompanhado de sensação de pinicação ou queimação. A rosácea também causa o aparecimento de pequenos vasos sanguíneos na face, chamados de telangiectasias, lesões acneicas (espinhas), inflamações nos olhos e aumento do volume nasal com alterações na pele, denominado rinofima.

A vermelhidão facial e as telangiectasias são usualmente os primeiros sintomas a aparecer e podem ser os únicos durante anos. O motivo pelo qual a rosácea provoca estas alterações ainda não está totalmente claro.

Fatores desencadeantes

A vermelhidão facial pode ocorrer sem aviso ou em resposta a alguns fatores desencadeantes. Os mais comumente relacionados com o surgimento do sintoma são:

• Exposição solar
  • Estresse emocional
  • Temperaturas elevadas
  • Ingestão de alcool
  • Alimentos apimentados
  • Exercícios físicos
  • Vento em excesso
  • Banhos quentes
  • Frio intenso
  • Bebidas quentes
  • Cosméticos

O tratamento mais eficaz é evitar os fatores desencadeantes. Antibióticos orais e tópicos não mostraram resultados efetivos para o tratamento da vermelhidão facial, apesar de serem de grande ajuda para pacientes com lesões acneicas.

Algumas medicações para controle da pressão arterial podem ajudar a reduzir a ocorrência da vermelhidão mas só devem ser usadas considerando-se o risco benefício dos possíveis efeitos colaterais. A escolha do tratamento ideal deve ser determinada pelo médico dermatologista de acordo com cada caso.

Veja informações mais detalhadas sobre a rosácea, suas manifestações e tratamentos.