Dermatologia OnlineDermatologia Online

Saúde e Beleza da pele
Publicidade
Siga-nos no Twitter Facebook
Enviar
Artigos Especiais

Tratamento da psoríase com biológicos

A psoríase é uma doença inflamatória, não infecciosa, que acomete classicamente a pele e as articulações. As lesões de pele surgem preferencialmente nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo, região sacra e unhas, mas podem acometer toda a superfície corporal.

As lesões da pele são vermelhas e a descamação é espessa e se solta, causando grande incômodo aos pacientes. Algumas pessoas queixam-se de coceira. As articulações (juntas) podem inflamar devido à artrite, ficando vermelhas, inchadas com dor e calor local. Recentemente tem-se associado a psoríase com alterações do metabolismo como o diabetes e o aumento do colesterol sanguíneo.

psoriase

Existem muitos tratamentos para a psoríase, usados há muitos anos, de uso tópico ou oral, com bons resultados, como os anti-inflamatórios não hormonais, as sulfonas, o metotrexato, a ciclosporina e o acitretin. Como todo medicamento, há risco de efeitos adversos, mas que são previstos e podem ser controlados com acompanhamento médico adequado.

Novo tratamento traz bons resultados

Nos últimos anos, surgiu uma nova categoria de medicamentos para o tratamento da psoríase, com ou sem artrite: os medicamentos biológicos. Tratam-se de anticorpos que reagem com substâncias, células e/ou receptores de células que participam do aparecimento e da manutenção das lesões de psoríase.

Até o momento, eles são de uso injetável (subcutâneo ou intravenoso). O tratamento dura alguns meses, as injeções podem ser de desde duas vezes por semana até de 6 em 6 semanas. A resposta é em geral rápida com desaparecimento da artrite e das lesões de pele.

Indicado para casos graves

Entretanto, precisamos considerar alguns fatores. O tempo livre de doença após a suspensão da droga é variável, isto é, algum tempo depois as lesões podem reaparecer. Além disso, há um grande número de efeitos colaterais, desde reação no momento da infusão até o risco aumentado de tuberculose, que é uma das principais preocupações durante o tratamento.

Os biológicos são medicamentos da alto custo e tem indicação para casos graves de psoríase, com ou sem artrite, que não responderam aos tratamentos convencionais citados acima.

Colaboração: Dra. Flavia de Freire Cassia - Dermatologista

Veja também

Mais Artigos Especiais


Encontre um dermatologista



 

Publicidade

Quem somos | Termos de uso | Contato | Anuncie

Todos os direitos reservados © Dermatologia.net - desde 1996
É proibida a reprodução de fotos e textos sem a nossa autorização expressa.

 

 
Nossos parceiros