Dermatologia OnlineDermatologia Online

Saúde e Beleza da pele
Publicidade
Siga-nos no Twitter Facebook
Enviar
Doenças da Pele

Cisto mixóide

O que é?

O cisto mixóide é formado por uma alteração degenerativa do tecido conjuntivo da pele, com um excesso de produção de ácido hialurônico, formando lesão cística. A causa é desconhecida, admitindo-se a possibilidade de ser consequente a um trauma local.

Manifestações clínicas

A doença se caracteriza por lesão nodular, cística, de aspecto translúcido, que aumenta progressivamente de tamanho e localizada frequentemente na última falange dos dedos das mãos ou dos pés. Quando situada mais próximo da matriz da unha, a lesão pode provocar alterações no seu formato, como uma depressão longitudinal.


Mais fotos de cisto mixóide

Tratamento

O tratamento consiste na drenagem e destruição do leito do cisto ou retirada cirúrgica da lesão. Uma técnica alternativa consiste na transfixação do cisto com fios cirúrgicos, que são deixados por 2 a 3 semanas, provocando a involução do cisto (abaixo). Devidos aos riscos de infecção e cuidados necessários para evitá-la, esta técnica exige cuidados especiais e deve ser realizada apenas por profissionais habilitados, como o médico dermatologista.


Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima - Dermatologista

Veja também...


Encontre um dermatologista



 

 
Publicidade

Quem somos | Termos de uso | Contato | Anuncie

Todos os direitos reservados © Dermatologia.net - desde 1996
É proibida a reprodução de fotos e textos sem a nossa autorização expressa.

 

 
Nossos parceiros