Dermatofibroma

O dermatofibroma é uma neoplasia benigna, de causa desconhecida, formada principalmente por fibroblastos da pele, que acomete com mais frequência as mulheres adultas.

Existe a suspeita de que possa surgir devido a um processo inflamatório decorrente de pequenos traumas como, por exemplo, uma picada de inseto.

O dermatofibroma cresce lentamente para formar uma lesão nodular pequena (até cerca de 1cm de diâmetro), de consistência endurecida, que pode ser um pouco elevada ou discretamente deprimida.

A coloração é, em geral, mais escura do que a da pele normal mas, em pessoas com fototipos mais altos, pode ser da mesma cor da pele.

dermatofibroma
Mais fotos de dermatofibroma

A localização mais frequente é nos membros, principalmente nas pernas. Pode haver mais de uma lesão mas, na maioria dos pacientes, ela é única.

Geralmente, não apresenta sintomas associados apesar de alguns pacientes relatarem coceira ou dor local.

Uma característica típica do dermatofibroma é que, quando se tenta pinçá-lo entre 2 dedos, a lesão se aprofunda na pele.

Não há necessidade de tratamento, pois se trata de uma lesão benigna.

No caso de lesões localizadas em áreas que provoquem sintomas ou que sejam inestéticas, o dermatofibroma pode ser retirado por excisão cirúrgica. A criocirurgia também é uma opção de tratamento.