Donovanose ou granuloma venéreo

É uma infecção causada pela bactéria Calymmatobacterium granulomatis que afeta a pele e mucosas das regiões da genitália, da virilha e do ânus. Provoca a formação de úlceras (feridas) e destruição da pele.

A doença é transmitida pelo contato direto com feridas ou úlceras durante relações sexuais com uma pessoa infectada.

A doença provoca o surgimento de caroços e feridas de aspecto vermelho vivo e sangramento fácil, localizadas mais frequentemente nas regiões genital, inguinal, perianal e, mais raramente, na região oral. Sintomas gerais são raros.

Após a contaminação, surge uma lesão pequena na região da genitália que lentamente se desenvolve em forma de úlcera (ferida) ou caroço vermelho de aspecto vegetante (semelhante à couve-flor) que, progressivamente, vai danificando a pele à sua volta e aumentando de tamanho. As bordas das feridas são irregulares, elevadas e endurecidas.

Para prevenir a contaminação, é necessário o uso do preservativo em qualquer relação sexual, seja vaginal, oral ou anal. Porém, a prevenção só será eficaz se a área infectada estiver coberta ou protegida pela camisinha. Se houver contato com uma ferida aberta, a donovanose pode ser transmitida.

O tratamento é feito com antibióticos que devem ser indicados pelo médico. Após terminar o tratamento, o paciente deverá retornar ao médico para certificar-se de que todas as feridas cicatrizaram e a infecção está completamente curada.

É necessário evitar contato sexual até que o tratamento esteja terminado e todos os sintomas tenham desaparecido. As pessoas que tiveram relação sexual nos últimos 60 dias com pessoa infectada devem procurar um médico, fazer exames e o tratamento.

Fonte: Ministério da Saúde, DST-AIDS