Eczema numular

Doença de causa desconhecida, que atinge principalmente adultos e idosos e que está associada ao ressecamento excessivo da pele, atopia (asma, rinite, eczema atópico...) e infecções bacterianas.

As características típicas do eczema numular são a formação de lesões arredondadas (numular = formato de moeda), avermelhadas, com vesículas (pequeninas bolhas) e posterior formação de crostas. Acompanha-se de coceira e atinge principalmente as pernas, antebraços, dorso das mãos e dos pés.

Com o crescimento das lesões, a pele do centro tende a adquirir aspecto normal, podendo ganhar aspecto anular (de anel).

A doença tende a ser crônica (se estender por longo período) e a surgir em surtos, podendo formar novas lesões ou reativar lesões que já haviam regredido, principalmente se o tratamento for interrompido prematuramente.

O tratamento do eczema numular consiste inicialmente em controlar o ressecamento da pele, devendo-se evitar banhos quentes e o uso excessivo de sabões. Deve-se hidratar bem a pele após o banho.

Nas lesões são utilizados cremes e pomadas de corticosteróides e antibióticos. Pode ser necessário o uso concomitante de medicação via oral e o tratamento adequado depende de cada caso, devendo ser indicado pelo médico dermatologista.