Dermatose acantolítica transitória, Doença de Grover

Doença de causa desconhecida que acomete principalmente homens acima de quarenta anos. Alguns fatores são relacionados com o seu surgimento ou com a sua exacerbação, como: calor, exposição ao sol, febre e sudorese.

No entanto, alguns pacientes apresentam piora no inverno, o que pode estar relacionado com o ressecamento da pele nesta época do ano, já que a dermatose acantolítica transitória parece ocorrer mais frequentemente em pacientes com dermatite atópica ou dermatite asteatósica, doenças caracterizadas pelo ressecamento cutâneo.

A doença, geralmente, tem um curso benigno e auto-limitado, mas pode ser persistente em alguns casos. O início pode ser súbito ou começar de forma insidiosa, como outras doenças que provocam coceira.

O principal sintoma da dermatose acantolítica transitória é a coceira, que pode ser intensa mesmo na presença de poucas lesões. Na pele, surgem lesões avermelhadas, pouco elevadas, que podem ser lisas ou ásperas e apresentar vesículas (pequeninas bolhas) na superfície que, em geral, são rompidas pelo ato de coçar, deixando apenas crostículas residuais.

Mais fotos

O local mais afetado é o tronco, principalmente na região do tórax anterior e parte superior do abdômen, porém, em casos mais extensos, as lesões podem afetar também o pescoço e a raiz dos membros.

Deve ser evitado o calor e atividades que provoquem sudorese. Para alívio da coceira, é indicado o uso de antihistamínicos. Corticosteróides tópicos podem ser aplicados nas lesões e, em casos extensos, o uso de corticoterapia oral também pode ser indicado. Altas doses de vitamina A ou o uso de retinóides como a isotretinoína podem ser uma opção terapêutica para casos refratários ao tratamento, que deve ser determinado de acordo com cada caso pelo médico dermatologista.