Hipomelanose macular progressiva, hipomelanose dorsal idiopática

A hipomelanose macular progressiva é uma doença da pele que provoca manchas claras nas partes centrais do tronco. Afeta predominantemente adolescentes e adultos jovens, principalmente do sexo feminino. Pode ocorrer em todas as raças, mas é mais comum em pessoas com fototipos altos (pele mais escura).

A causa ainda é indefinida, mas estudos indicam que o microorganismo Propionibacterium acnes teria participação no surgimento das manchas, interferindo na produção da melanina (pigmento que dá cor à pele). Frequentemente, a doença é confundida com a Pitiríase versicolor e a Pitiríase alba.

Manifestações clínicas da hipomelanose macular progressiva

A doença se caracteriza pelo surgimento de hipopigmentação (clareamento da pele) no tronco, afetando principamente as regiões centrais, mais comumente no dorso do tórax e região lombar.

Forma manchas arredondadas ou ovalares, que vão aumentando de tamanho e coalescem para formar grandes áreas hipopigmentadas, principalmente na área próxima à coluna vertebral.

As lesões são assintomáticas e não apresentam descamação. Quando expostas à luz de Wood, as manchas ganham coloração avermelhada.

hipomelanose macular progressiva
Mais fotos de hipomelanose macular progressiva

Com o surgimento da hipótese da causa ser o Propionibacterium acnes, foram realizados estudos para o tratamento da doença com um antibiótico específico para a bactéria, durante 3 meses, que mostraram bons resultados, com a repigmentação da pele dos pacientes que completaram o tratamento.

A fototerapia com luz ultravioleta natural ou artificial também é uma opção terapêutica, mas não existe ainda um tratamento que elimine a doença definitivamente, impedindo que as manchas retornem.

Quem somos | Termos de uso | Contato | Anuncie