Líquen estriado

Líquen estriado é uma doença rara, benigna, autolimitada, de causa desconhecida, que afeta predominantemente crianças, formando lesões com disposição linear na pele. As idades mais frequentemente atingidas situam-se entre 5 e 15 anos.

O líquen estriado se manifesta como uma faixa linear contínua ou interrupta de pequeninos pontos elevados (1 a 3mm) que podem ser da cor da pele, mais claros ou pigmentados. As lesões tendem a se agrupar formando placas maiores e sua superfície pode ser áspera ou plana.

liquen estriado
Mais fotos de líquen estriado

A erupção é unilateral na grande maioria das vezes e as áreas mais comumente afetadas são os membros, na parte próxima ao tronco. A largura da faixa é de poucos centímetros mas o comprimento pode atingir até a extensão total do membro afetado.

O quadro não costuma ser acompanhado de qualquer sintoma. Quando isso ocorre, a queixa mais comum é coceira discreta.

As lesões tendem a regredir espontaneamente em um período que pode variar de poucos meses a cerca de um ano e podem deixar manchas residuais no local afetado.

Como as lesões tendem a involuir espontaneamente, não há necessidade de tratamento, mas o uso de medicação de uso tópico contendo corticosteróides abrevia a duração da doença. O tipo de corticosteróide a ser usado deve ser indicado pelo dermatologista, especialmente porque a doença afeta mais as crianças e o uso inadequado do medicamento pode provocar efeitos colaterais.