Dermatologia OnlineDermatologia Online

Saúde e Beleza da pele
Publicidade
Siga-nos no Twitter Facebook
Enviar
Doenças da Pele

Nevo de Ota e Nevo de Ito

O que são?

São manchas de nascença causadas pela presença de melanócitos (células que dão cor à pele) em uma localização mais profunda que o normal, na derme, porção intermediária da pele. A localização correta destas células é na epiderme.

A diferença entre o nevo de Ota e o nevo de Ito é a sua localização.

Manifestações clínicas

O Nevo de Ota caracteriza-se por mancha escura, acinzentada ou azulada na região da face, próximo ao olho, que também pode se apresentar manchado. Geralmente, atinge apenas um lado da face.

Nevo de Ota
Fonte da imagem: atlasdermatologico.com.br

A mancha presente desde a infância pode crescer e escurecer gradualmente até que a idade adulta seja atingida. A mucosa das vias aéreas superiores (nariz e faringe) e da boca também podem estar pigmentadas.

O Nevo de Ito caracteriza-se por mancha com as mesmas características descritas acima, porém sua localização é no ombro e/ou porção superior do tórax, geralmente em apenas um dos lados.

Tratamento

O tratamento seria indicado apenas por motivos estéticos.

No caso do Nevo de Ota pode ser usada camuflagem cosmética para disfarçar as manchas e pode ser tentado o tratamento com laser ou luz intensa pulsada para destruição dos melanócitos na derme, sendo necessárias múltiplas sessões. Os resultados são variáveis, podendo ocorrer repigmentação após o clareamento.

Veja também...


Encontre um dermatologista



 

 
Publicidade

Todos os direitos reservados © Dermatologia.net - desde 1996
É proibida a reprodução de fotos e textos sem a nossa autorização expressa.