Dermatologia OnlineDermatologia Online

Saúde e Beleza da pele
Publicidade
Siga-nos no Twitter Facebook
Enviar
Doenças da Pele

Prurigo estrófulo

O que é?

O prurigo estrófulo é um quadro comum na infância que surge em decorrência de uma reação de hipersensibilidade à picada de insetos, como mosquitos e pulgas.

É frequente o seu aparecimento após frequentar locais onde existam muitos mosquitos ou após o contato com animais como cães e gatos infectados por pulgas.

Manifestações clínicas

A doença tem como característica o surgimento na pele de pápulas (pequenas lesões elevadas) avermelhadas e vesículas (pequenas bolhas) principalmente nas áreas expostas a picadas de insetos, como as pernas e os braços, mas que podem se disseminar também pelo tronco, sempre acompanhadas de coceira intensa.

As lesões permanecem por vários dias e é comum o aparecimento de novas lesões mesmo sem a ocorrência de novas picadas. Devido ao ato de se coçar, as vesículas se rompem deixando áreas erosadas (feridas) e/ou recobertas por crostas amareladas ou de sangue coagulado. Pode ocorrer infecção bacteriana secundária à coçadura, com surgimento de secreção com pus nas lesões.


Mais fotos de prurigo estrófulo

Tratamento

O tratamento do prurigo estrófulo consiste no uso de medicamentos para controlar a coceira (antihistamínicos) e a reação inflamatória desencadeada pela hipersensibilidade (corticosteróides). As doses e duração do tratamento devem ser definidas pelo médico dermatologista, de acordo com cada caso. Se houver infecção bacteriana secundária, esta também deve ser tratada com antibióticos de uso local ou por via oral.

É importante evitar novas picadas de insetos, através do uso de repelentes, mosquiteiros e inseticidas. Os animais domésticos devem ser tratados e observados continuamente para evitar a infestação por pulgas.

Também pode ser tentada uma dessensibilização do paciente com o uso de vacinas dos insetos mais comumente envolvidos na causa do prurigo estrófulo.

Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima - Dermatologista

Veja também...


Encontre um dermatologista



 

 
Publicidade

Todos os direitos reservados © Dermatologia.net - desde 1996
É proibida a reprodução de fotos e textos sem a nossa autorização expressa.