Dermatologia OnlineDermatologia Online

Saúde e Beleza da pele
Publicidade
Siga-nos no Twitter Facebook
Enviar
A Pele e o Sol

Roupas

Escolha a roupa certa para a estação

Devido ao calor e ao aumento da sudorese (suor), as roupas devem ser de algodão, finas e folgadas de modo a permitir uma maior ventilação, facilitando a evaporação do suor. Roupas de baixo também devem ser de algodão. Tecidos sintéticos devem ser evitados. Calças jeans apertadas, traje obrigatório das meninas, só para ir ao cinema no ar condicionado.

Na praia, sungas e biquinis são o traje ideal, porém devem ser retirados assim que possível. O hábito de ficar com a roupa molhada após sair da praia favorece o surgimento de micoses da pele devido à mantê-la úmida por muito tempo, principalmente os bermudões utilizados pelos rapazes.

Bonés e viseiras são acessórios indispensáveis nesta época do ano, assim como os óculos escuros com lentes que bloqueiem os raios ultravioleta.

As roupas protegem do sol

As roupas podem proporcionar um barreira contra a radiação ultravioleta. Para a prática de esportes ao ar livre ou aquáticos, para situações que dificultem a reaplicação do filtro solar ou no caso das crianças com menos de 6 meses, as roupas podem ser uma boa opção para quem quer proteger a pele do sol.

Os tecidos de algodão, mais indicados nesta época, são no entanto os que dão menor proteção. O poliéster é o que dá maior proteção e pode ser usado por esportistas aquáticos (surfistas e windsurfistas, por exemplo). Veja os fatores de proteção das roupas abaixo:

Tecidos
FPS
Camiseta molhada
11
Camiseta seca
16
Lycra molhada
24
Lycra seca
35

Nova tecnologia: roupas com FPU 50+

A Austrália tornou-se o primeiro país a ter uma regulamentação formalizando as exigências em roupas de proteção UV. O teste utilizado para avaliá-las e classificá-las, realizado pela Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear é universalmente adotado.

Esta regulamentação usa o termo Fator de Proteção Ultravioleta (FPU) para designar a quantidade de proteção, até a máxima proteção de FPU 50+.

O índice de FPU indica o quanto a radiação ultravioleta (RUV) é absorvida pelo tecido. Por exemplo, um tecido com FPU de 50 permite que somente 1/50 da radiação que atinge a superfície do tecido, passe através dele. Isso significa que o tecido denominado FPU 50+ reduz a exposição da RUV sobre a pele em 20 vezes ou que absorve 98% dela quando utilizado.

Ao contrário das roupas comuns, nas quais as cores claras bloqueiam menos a RUV do que as cores escuras, nos tecidos com FPU o bloqueio da RUV independe da cor do tecido, obtendo sempre o fator de proteção indicado na etiqueta.

Além das roupas, a alimentação também pode influenciar a saúde da sua pele no verão. Veja aqui.

Veja também


Encontre um dermatologista



 

Publicidade

Todos os direitos reservados © Dermatologia.net - desde 1996
É proibida a reprodução de fotos e textos sem a nossa autorização expressa.