Dermatologia OnlineDermatologia Online

Saúde e Beleza da pele
Publicidade
Siga-nos no Twitter Facebook
Enviar
Notícias

Pomada previne herpes genital

Medicamento protege por uma semana após uma aplicação

Um novo medicamento pode ajudar a prevenir a contaminação pelo herpes genital por até uma semana, após uma única aplicação. Além disso, o creme teria o poder de diminuir o avanço do vírus da herpes no organismo, sugere um estudo.

O creme protege contra o Herpes simplex 2 (HSV-2), vírus que causa o herpes genital, informou a coordenadora da pesquisa Deborah Palliser, da Harvard Medical School, em Boston.

"Um microbicida vaginal capaz de proteger o corpo contra a transmissão do HSV-2 pode contribuir significativamente para o controle das doenças sexualmente transmissíveis" escreveu a equipe da médica em artigo recentemente publicado .

536 milhões de pessoas portadoras do vírus

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 536 milhões de pessoas em todo o mundo sejam portadoras de herpes genital, um doloroso e incurável vírus altamente infeccioso que pode causar a morte em recém-nascidos.

O vírus do herpes vai direto para as células nervosas, onde permanece latente durante toda a vida do indivíduo, causando crises periódicas. O aciclovir e drogas similares podem suspender os sintomas, mas não previnem a infecção.

A nova droga atua em um gene específico e estudos mostraram que ratos geneticamente modificados para não ter este gene eram menos propensos a desenvolver a doença.

Para os pesquisadores, o mesmo princípio deste medicamento pode ser testado na prevenção de outras doenças, como a Aids.

Saiba mais sobre o herpes genital.

Fonte: Jornal do Brasil - RJ (24/01/2009).


Leia outras notícias


Encontre um dermatologista



 

Publicidade

Todos os direitos reservados © Dermatologia.net - desde 1996
É proibida a reprodução de fotos e textos sem a nossa autorização expressa.