Dermatologia OnlineDermatologia Online

Saúde e Beleza da pele
Publicidade
Siga-nos no Twitter Facebook
Enviar
Pele e nutrição

Constipação intestinal

Dicas de alimentação

Devido aos hábitos alimentares da vida moderna, a constipação intestinal, mais conhecida como prisão de ventre, é um problema que atinge grande parte da população.

Pode-se dizer que uma pessoa tem constipação intestinal se ela evacua menos que 3 vezes por semana ou se houve uma diminuição do número habitual de evacuações. Também nos casos em que ocorra dificuldades para evacuar.

É mais comum em pessoas sedentárias, no sexo feminino e nos idosos e pode ser sintoma de algum outro problema gastrointestinal. Em muitos casos, a constipação surge em decorrência de fatores alimentares, como uma dieta pobre em fibras.

Em algumas pessoas, a constipação intestinal pode acabar interferindo com o funcionamento de outros órgãos e a pele é um dos mais frequentemente atingidos. Na maioria das vezes, hábitos alimentares adequados corrigem o problema. Se isso não ocorrer, um médico deve ser consultado.

Dicas para evitar a constipação

As dicas abaixo ajudam a combater a constipação intestinal. São hábitos alimentares saudáveis que devem ser seguidos diariamente para a manutenção dos resultados:

  • Beber no mínimo 2 litros de água por dia.
  • Beber 1 copo de água gelada ou morna em jejum, todos os dias.
  • Procure educar seu intestino para funcionar sempre no mesmo horário.  O horário ideal é após o café da manhã.  Mesmo sem vontade de evacuar, procure criar o hábito de ir ao banheiro logo após o desjejum.
  • Comer frutas como: mamão, ameixa, laranja com bagaço, uvas, abacaxi, manga, tangerina, pêra e maçã com casca.
  • Comer vegetais folhosos, de preferência crus ou ligeiramente refogados, tais como: agrião, alface, repolho, couve, espinafre, chicória, almeirão, mostarda, bertalha, acelga, couve-flor e brócolis.
  • Comer alimentos ricos em fibras, tais como: pães integrais, farinha de trigo integral, farelo de trigo, biscoitos enriquecidos com fibras, arroz integral e farinha de aveia.
  • Nas receitas de assados (pães, bolos, biscoitos, tortas, empadões...), em que seja usada a farinha de trigo, use metade de farinha de trigo branca e metade de farinha de trigo integral.  O resultado é muito bom e os benefícios para sua saúde são grandes.
  • Aveia em flocos e linhaça, que podem ser encontrados em supermercados ou lojas de produtos naturais, podem ser incluídos gradativamente nas refeições, adicionados ao leite ou iogurte.  Devem ser usadas 2 colheres das de sopa por dia.
  • Comer feijão, soja, lentilha, ervilha ou grão de bico diariamente.
  • Caminhadas regulares também são eficientes para ajudar o funcionamento do intestino.
  • Obedeça aos avisos de seu intestino, evitando deixar para depois quando estiver com vontade de evacuar.

Veja também

Colaboração: Patrícia Barbosa Lima - Nutricionista Clínica


Mais artigos sobre Pele e Nutrição


Encontre um dermatologista



 

 
Publicidade

Todos os direitos reservados © Dermatologia.net - desde 1996
É proibida a reprodução de fotos e textos sem a nossa autorização expressa.