É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Clínica de Dermatologia Barbosa Lima

Menu

Pesquisar

Pele bronzeada precisa de protetor solar?

Muitas pessoas pensam que, quando já estão bronzeadas, não há mais a necessidade de usar proteção solar, mas não é bem assim…

Naqueles cuja pele fica bronzeada após os primeiros dias de exposição ao sol, a proteção decorrente do bronzeado é equivalente a, no máximo, um fator de proteção solar (FPS) 4, o que significa que ela terá um pouco mais de tempo para ficar no sol antes de começar a se queimar.

Continua logo abaixo…

Continuando…

Portanto, para evitar queimaduras, mesmo já estando com a pele bronzeada, é importante o uso de proteção solar, especialmente no período entre 10 e 16 horas, quando a radiação UVB é mais intensa.

Pele bronzeada significa que a pele já foi danificada

É importante deixar claro que, se a pele ficou bronzeada, isso significa que ela já foi danificada pela radiação ultravioleta (UV), pois o bronzeamento é uma resposta ao dano solar, uma tentativa de se proteger.

pele bronzeada
Pele bronzeada também deve ser protegida

Vale ressaltar que exposições repetidas à radiação UV, seja do sol ou de câmaras de bronzeamento, aumentam o risco de envelhecimento cutâneo e do surgimento do câncer de pele.

Para prevenir-se contra estes males, o uso de proteção solar é fundamental e deve-se lembrar que filtro solar que protege, não bronzeia. Se bronzeou, é porque a proteção não foi suficiente para livrar a sua pele do dano solar.

E os autobronzeadores, deixam a pele mais protegida?

A cor resultante do uso dos autobronzeadores não confere nenhuma proteção contra a radiação UV. A pigmentação adquirida pelo seu uso não é devido ao aumento da melanina e sim decorrente de uma reação química do produto com a queratina, que apenas escurece a última camada da pele.

Saiba mais sobre o bronzeamento artificial.

.

Publicado por: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista Titular da SBD
Site da clínica: www.barbosalima.com.br
Instagram: @dr.robertobarbosalima

.

Dr. Roberto Barbosa Lima

Responsável pelo Dermatologia.net

Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Saiba mais

O câncer de pele tem cura

Procure o Dermatologista

Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.

Saiba mais

Desenvolvido por Visana Comunicação