É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Realização: Barbosa Lima Dermatologia

Menu

Pesquisar

Chocolate piora as espinhas?

O chocolate sempre foi considerado um vilão para as espinhas. Apesar de não ser a causa da acne, estudos já comprovaram que a alimentação pode influenciar na evolução da doença.

É possível ocorrer uma piora das lesões com a ingestão de alimentos de índice glicêmico alto, que são aqueles que aumentam a quantidade de glicose no sangue rapidamente, como: açúcar refinado, doces, massas, biscoitos e sorvetes.

Continua logo abaixo!

Continuando…

Isso provoca a secreção de insulina em grande quantidade, o que interfere na produção de hormônios que aumentam a secreção sebácea e favorecem a obstrução do folículo piloso, fatores que fazem parte dos pilares da acne.

Outro alimento implicado na piora das espinhas, é o leite e os seus derivados, por conterem partículas hormonais que estimulam o mesmo processo. Estudos já comprovaram a influência dos laticínios na piora da acne.

O consumo de laticínios nos expõe aos hormônios produzidos permanentemente pela vaca e que estão aumentados durante a gestação de suas crias. Estes hormônios acabam influenciando o funcionamento das células do folículo pilossebáceo.

Chocolate: inocente ou culpado?

As barras de chocolate têm grande quantidade de açúcares refinados, que possuem índice glicêmico elevado, além de conterem leite na sua composição.

chocolate

Diante disso, SIM, o chocolate pode levar à piora das espinhas. No entanto, isso só vai acontecer nas pessoas que tem a predisposição genética para a doença.

Então, se você já sofre de acne, é melhor considerar o chocolate como um possível fator de agravamento das suas espinhas e evitá-lo.

Prefira alimentos de índice glicêmico baixo

Recomenda-se, como parte fundamental à terapêutica da acne, que se evite a ingestão de laticínios e alimentos com índice glicêmico alto.

Quem tem acne deve evitar, além do chocolate, os doces, massas, refrigerantes e biscoitos de farinha refinada!

Deve-se preferir uma dieta rica em alimentos com muitas fibras e com baixo índice glicêmico, como: cereais integrais, vegetais, leguminosas, frutas e verduras.

.

Publicado por: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista Titular da SBD
Site: www.barbosalima.com.br
Instagram: @dr.robertobarbosalima

.

Gostou? Compartilhe!

Dr. Roberto Barbosa Lima

Coordenador do Dermatologia.net

Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Saiba mais

O câncer de pele é curável

Procure o Dermatologista

Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.

Saiba mais

Desenvolvido por Visana Comunicação