É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Clínica Barbosa Lima
Siga-nos:

Menu

Pesquisar

Cientistas criam protetor solar que repara queimaduras

Cientistas britânicos anunciaram que desenvolveram um protetor solar que pode reparar queimaduras de pele e até ajudar na prevenção do câncer cutâneo.

queimadura

Queimadura solar

Assim como os protetores solares convencionais, o novo protetor filtra raios solares prejudiciais à saúde mas um ingrediente extra faz com que ele também absorva o ferro liberado quando ocorre a queimadura solar, segundo descoberta da Universidade de Bath, na Grã-Bretanha.

Isto reduz a inflamação e a dor e previne o acúmulo de radicais livres que são produzidos pela ação do sol e podem causar o câncer. A pesquisadora Charareh Pourzand, da Universidade de Nottingham, está testando protótipos de ingredientes em laboratório e espera iniciar testes em seres humanos dentro de dois ou três anos.

Radicais livres podem provocar mutações e levar ao câncer

“Acredita-se que várias formas de câncer são resultado de reações entre radicais livres e DNA, causando mutações que podem prejudicar o ciclo celular e levar, potencialmente, ao câncer”, disse Pourzand. Segundo ela, a melhor forma de evitar isso é usar agentes queladores, substâncias que ajudam a retirar o ferro do corpo, como o ingrediente testado.

“No entanto, o uso prolongado de agentes queladores pode ser tóxico para células por privá-las do ferro necessário para os processos biológicos normais. Por exemplo, os glóbulos vermelhos que transportam oxigênio pelo corpo precisam de ferro para funcionar”, afirmou.

Mas o novo ingrediente, que é um agente quelador, torna-se ativo apenas quando exposto à radiação ultravioleta do sol. Isto deve evitar qualquer efeito colateral causado por longa exposição à forma ativa da droga, disseram os autores do estudo publicado na revista científica Journal of Investigative Dermatology.

Os pesquisadores esperam que novos protetores solares contendo estes compostos também tenham um efeito mais duradouro do que loções protetoras convencionais, mas a médica Emma Knight, da organização Cancer Research (Pequisa sobre Câncer), da Grã-Bretanha, disse acreditar que a pesquisa ainda esteja num estágio muito embrionário.

O mais importante é evitar a queimadura solar

“A coisa mais importante é evitar queimaduras, ficando na sombra entre as 11 horas da manhã e as três horas da tarde, e cobrindo o corpo com camiseta, chapéu e óculos escuros”, afirmou.

Saiba como usar os filtros solares corretamente para que sua ação protetora tenha efeito.

Fonte: BBC Brasil.com e Soc. Bras. Cirurgia Dermatológica (05/12/2006)

E compartilhe!

Desenvolvido por Visana Comunicação