Clínica Barbosa Lima

Dia Mundial da Psoríase

O Dia Mundial da Psoríase é comemorado no dia 29 de outubro.  Aproveitando a data, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com o tema “Um Toque de Conhecimento”, desenvolveu uma campanha para conscientizar a população sobre psoríase, informar sobre a doença e quebrar os estigmas relacionados a ela.

Atualmente, cerca de 2% da população mundial tem psoríase – uma doença crônica, sistêmica, inflamatória e não contagiosa que afeta principalmente a pele – e sofre com o preconceito causado pela falta de informação.

Veja, abaixo, o documentário que conta a história de dois pacientes com psoríase que deram seus testemunhos sobre dificuldades e superações para enfrentar a doença, ainda estigmatizada pela sociedade. Assista, divulgue e ajude a acabar com o preconceito que atinge milhares de portadores de psoríase.

Dia Mundial da Psoríase: conscientização

Psoríase: preconceito precisa acabar

Segundo o coordenador da Campanha Nacional de Psoríase da SBD, Marcelo Arnone, a iniciativa demonstra o compromisso da SBD com esses pacientes e também com a população brasileira, ressaltando o papel fundamental do dermatologista para a sociedade.

“Essa campanha é um reconhecimento da SBD a esses pacientes e visa desmitificar o preconceito. A intenção é que seja um vídeo viral, para que muitas pessoas tenham acesso e possam espalhar essa ideia”, afirma Marcelo Arnone.

A ação é um desdobramento da “Declaração dos Direitos da Pele”, documento recém-proposto pela instituição que orienta sobre os direitos e deveres para uma pele saudável e a valorização do médico dermatologista associado à SBD.

Saiba mais sobre a psoríase.