Lipoaspiração poder reduzir níveis de triglicerídeos

Pacientes que se submetem a uma lipoaspiração geralmente estão à procura de um corpo mais bonito. No entanto, um novo estudo sugere que o procedimento também pode levar à redução de gordura no sangue.

Pesquisa apresentada na reunião anual da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, em Denver, foi direcionada para medir os níveis de gordura sanguínea em 229 pessoas que sofreram uma lipoaspiração.

Redução ocorreu apenas entre quem tinha níveis altos

Entre aqueles que tinham níveis normais de triglicerídeos, a cirurgia cosmética não fez qualquer diferença mas entre os que possuíam níveis altos da gordura sanguínea, os exames de sangue feitos três meses depois mostraram uma redução de 43% nos triglicerídeos.

Isso significa o dobro da redução que pacientes obtém tomando medicações para baixar o colesterol. Não houve redução dos níveis de colesterol ou glicose.

Gordura subcutânea e risco cardiovascular

O estudo mostrou ainda que as células brancas sanguíneas tiveram uma redução de 11% em seu número. Estas células estão relacionadas com processos inflamatórios no corpo e associadas com um maior risco de doença cardiovascular.

Não se sabe por quanto tempo a redução dos triglicerídeos dura e se a cirurgia pode realmente reduzir os riscos de doença cardíaca. Além disso, o estudo levanta questões sobre quais gorduras corporais são realmente perigosas.

Por muitos anos, é assumido que a gordura localizada ao redor dos órgãos internos tem maior importância metabólica e estão mais diretamente ligadas ao risco cardiovascular e diabetes do que a gordura subcutânea.

Os novos achados dão suporte a estudos recentes que sugerem que a gordura sob a pele, que pode ser reduzida por lipoaspiração, é tão importante metabolicamente quanto à gordura visceral.

Fonte: Dermatology Daily/AAD e Los Angeles Times (22/09/11)