É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Clínica Barbosa Lima
Siga-nos:

Menu

Pesquisar

Retinóides tópicos podem prevenir cicatrizes de acne

O tratamento precoce e eficaz da acne com produtos contendo retinóides tópicos leva à redução do desenvolvimento de novas cicatrizes de acne, de acordo com um artigo publicado no Journal of Drugs in Dermatology.

Este artigo discutiu evidências emergentes de que retinóides tópicos, utilizados em conjunto com um antimicrobiano, especialmente o peróxido de benzoíla, podem ser a linha de frente para evitar as cicatrizes de acne, em oposição aos tratamentos tradicionais para as marcas deixadas pela doença como preenchimento cutâneo, dermoabrasão, microagulhamento e os lasers fracionado ablativo e não ablativo, utilizados para o tratamento das cicatrizes já existentes.

retinóides tópicos

Pesquisadores do estudo citaram os retinóides tópicos inibem um processo de ativação da doença que desempenha um papel importante na formação das lesões e cicatrizes da acne.

Estudos com retinóides tópicos para cicatrizes atróficas

Os pesquisadores também discutiram os resultados de um estudo que analisou o efeito do uso de adapaleno 0,3% para o tratamento de cicatrizes de acne atrófica.

Neste estudo, os participantes com idade entre 18 e 50 anos com história de acne e cicatrizes de acne atrófica de moderada a grave, sem acne ativa, foram tratados com adapaleno 0,3% gel todos os dias durante 4 semanas e depois duas vezes ao dia por 20 semanas subsequentes. Na semana 24, 50% dos participantes tiveram melhora na textura da pele, e mais de 80% dos participantes tiveram melhorias nas cicatrizes atróficas.

Um estudo duplo cego e randomizado também demonstrou que o adapaleno 0,1% g com peróxido de benzoíla 2,5% foi capaz de prevenir a formação de novas cicatrizes.

Outro estudo que avaliou o uso de adapaleno 0,3% com peróxido de benzoíla 2,5% em comparação com o veículo em participantes com acne facial moderada a grave observou um aumento médio de 2 cicatrizes de acne com o veículo e uma diminuição média de 2 cicatrizes de acne com o produto contendo adapaleno e peróxido de benzoíla, mostrando que a droga foi superior ao veículo.

Fonte: Dermatology Advisor

Referência: Tan J, Tanghetti E, Baldwin H, Stein Gold L, Lain E. The role of topical retinoids in prevention and treatment of atrophic acne scarring: understanding the importance of early effective treatment. J Drugs Dermatol. 2019;18(3):255-260.

E compartilhe!

Desenvolvido por Visana Comunicação