É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Área Médica
Siga-nos:

Menu

Pesquisar

Teste avalia filtros solares

Cinco marcas mais vendidas no Brasil foram testadas

Nivea Sun, Sundown, Banana Boat, Coppertone e Sunblock foram as marcas escolhidas para avaliação. A eficácia destes protetores solares foi posta à prova pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), que comparou as 5 marcas mais consumidas pelos brasileiros. Os produtos foram avaliados em seco e após imersão em água. Além da eficácia, foram avaliadas a durabilidade após a aplicação do produto à pele, a rotulagem e a facilidade de aplicação.

Na simulação de uso para testar o grau de proteção contra os raios UVB, todos os protetores foram classificados como “muito bons”. Vale lembrar que o FPS avalia apenas a proteção contra os raios UVB, não medindo a proteção contra a radiação UVA, principal responsável pelo envelhecimento da pele.

Na simulação de resistência dos protetores na pele depois da imersão, somente as marcas Coppertone e Sunblock receberam a classificação “muito bons”. Os demais (Nivea Sun, Banana Boat e Sundown) receberam o conceito “bons”.

Quanto à retenção dos produtos na pele após o contato com a água, todos também foram considerados “muito bons”. Somente o Banana Boat não manteve sua eficácia ao final da avaliação.

Avaliação final dos filtros solares

A facilidade de aplicação e a avaliação sensorial (fragrância, textura, etc.) agradaram aos voluntários. Já quanto à rotulagem se constatou que apresentavam mais propaganda do que informação.

Na avaliação final, o Coppertone acumulou os dois títulos: “O melhor do teste” e “a escolha certa”. Isso porque a marca foi a única que combinou boa qualidade (“muito bom”) e bom preço.

Saiba mais sobre os filtros solares e aprenda a escolher o mais adequado para a sua pele. Saiba mais sobre radiações UVA e UVB.

Fonte: Jornal da Tarde (SP).

E compartilhe!

Desenvolvido por Visana Comunicação