Liquen Escleroatrófico
(Craurose vulvar, balanite xerótica obliterante)

O liquen escleroatrófico é uma doença de causa desconhecida, que atinge preferencialmente as mulheres. É mais comum nos adultos, mas pode acometer as crianças. Não é uma doença contagiosa e não há necessidade de evitar o contato físico com outras pessoas.

As lesões localizam-se com mais frequência na regiões genital e anal, mas ocorrem também em outras áreas do corpo, como o pescoço, ombros, dorso do tronco e tórax anterior.

As lesões características são mais claras que a pele, de aspecto atrófico (a pele fica fina) e apresentando pequeninos pontos endurecidos nos poros. Pode haver descamação em alguns casos. O tamanho costuma variar de poucos milímetros a vários centímetros. Em geral, as lesões são assintomáticas, mas pode haver coceira, principalmente nos casos de lesões nos genitais femininos.

Nas regiões genitais, as lesões costumam ser bem brancas, em alguns casos simulando vitiligo. No homem, a localização mais frequente é a glande e, na mulher, a vulva. Nestes casos, a doença pode adquirir uma característica esclerosante, com diminuição da elasticidade da pele, que se torna endurecida, dando origem aos quadros conhecidos como balanite xerótica obliterante, no homem e craurose vulvar, na mulher.

Quando a doença atinge a genitália feminina ainda na infância, com características semelhantes ao vitiligo, pode haver regressão espontânea com o passar dos anos.

O diagnóstico da doença geralmente baseia-se nas suas características clínicas, mas uma biópsia pode ser necessária para a confirmação.

O tratamento das lesões cutâneas é feito com corticosteróides tópicos, sobre a forma de cremes ou pomadas. As lesões genitais podem ser tratadas com pomadas a base de testosterona ou progesterona, de acordo com cada caso. A duração do tratamento é geralmente longa, devendo-se ter perseverância no uso das medicações para se obter os melhores resultados.