É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Siga-nos:
Publicidade

Menu

Pesquisar

Doença de Grover, Dermatose acantolítica transitória

O que é?

A doença de Grover, também conhecida como dermatose acantolítica transitória, é uma doença de causa desconhecida que acomete principalmente homens acima de quarenta anos. Alguns fatores são relacionados com o seu surgimento ou com a sua exacerbação, como: calor, exposição ao sol, febre e sudorese.

No entanto, alguns pacientes apresentam piora no inverno, o que pode estar relacionado com o ressecamento da pele nesta época do ano, já que a dermatose acantolítica transitória parece ocorrer mais frequentemente em pacientes com dermatite atópica ou dermatite asteatósica, doenças caracterizadas pelo ressecamento cutâneo.

Manifestações clínicas da doença de Grover

A doença, geralmente, tem um curso benigno e auto-limitado, mas pode ser persistente em alguns casos. O início pode ser súbito ou começar de forma insidiosa, como outras doenças que provocam coceira.

O principal sintoma da dermatose acantolítica transitória é a coceira, que pode ser intensa mesmo na presença de poucas lesões. Na pele, surgem lesões avermelhadas, pouco elevadas, que podem ser lisas ou ásperas e apresentar vesículas (pequeninas bolhas) na superfície que, em geral, são rompidas pelo ato de coçar, deixando apenas crostículas residuais.

doença de grover

Doença de Grover na região torácica anterior

O local mais afetado é o tronco, principalmente na região torácica anterior e parte superior do abdômen, porém, em casos mais extensos, as lesões podem afetar também o pescoço e a raiz dos membros.

Tratamento

Deve ser evitado o calor e atividades que provoquem sudorese. Para alívio da coceira, é indicado o uso de antihistamínicos. Corticosteróides tópicos podem ser aplicados nas lesões e, em casos extensos, o uso de corticoterapia oral também pode ser indicado. Altas doses de vitamina A ou o uso de retinóides como a isotretinoína podem ser uma opção terapêutica para casos refratários ao tratamento, que deve ser determinado de acordo com cada caso pelo médico dermatologista.

Outras imagens

Veja mais imagens de doença de Grover.

 

Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista

 

E compartilhe!

Câncer de Pele

Saiba o que é e aprenda a se prevenir

O câncer da pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicam-se de...

Saiba mais

Fale com o Doutor

Encontre um Dermatologista

Utilize o nosso sistema de busca para encontrar o dermatologista na localidade ideal para você!

Ir à Busca
Publicidade
Desenvolvido por Visana Comunicação