Menu

Pesquisar

A visão inconsciente

É de conhecimento geral, hoje, e comprovado pela ciência, que pensamentos modificam o humor e alteram reações fisiológicas e comportamento das pessoas. Por mecanismos ainda não elucidados sabe-se que, por uma série de transmutações, a energia do pensamento interfere, mediante fenômenos elétricos, químicos, luminosos, barimétricos e certamente outros ainda desconhecidos, nos órgãos, nas células, no núcleo e no DNA.

Assim, criam-se desequilíbrios, chamados doenças, promovem-se curas e gera-se saúde mesmo que a pessoa não esteja consciente do que pensa a cada instante. Cada um está permanentemente criando seu futuro e, por isso, recomenda-se que esteja atento ao que pensa, para que não tenha sua vida estabelecida pelo pensamento dos outros.

Ressonância magnética funcional e visão

Tudo isso que, ainda no momento atual, possa parecer fantasioso aos menos dispostos a crer no que vêem, teve comprovação por uma pesquisa sobre a capacidade de o córtex registrar estímulos não percebidos conscientemente pela pessoa. Pesquisa realizada por John-Dylan Haynes e Geraint Rees, do University College London, buscou verificar se a atividade da área visual primária leva necessariamente à consciência.

A experiência consistiu em expor a quatro participantes figuras de grades dispostas em inclinação de 45 graus para a direita ou para a esquerda durante 17 milissegundos. Essas figuras, entretanto, eram encobertas por um círculo brilhante durante 137 milissegundos, de modo que, com a diferença de tempo de percepção visual, as pessoas formavam a consciência de ter visto apenas os círculos, não se lembrando da figura da grade. Posteriormente, ao terem que indicar, apertando um botão, qual inclinação de grade tinham visto, eles foram capazes de escolher precisamente a que tinha sido mostrada a eles, embora não tivessem consciência do que tinha sido registrado por seu cérebro.

Um programa de computador possibilitou aos cientistas saberem, pelas características da atividade cerebral criada pelas imagens invisíveis, qual tipo de grade tinha sido mostrado. De modo que eles tiveram conhecimento do que os participantes estavam pensando antes de eles mesmos saberem. Ou seja, o aparelho de ressonância magnética viu o pensamento inconsciente dos voluntários.

Novo recurso psicoterápico e médico

Esse trabalho revelou que o processamento de imagens pelo córtex visual primário não é suficiente para que a pessoa tenha consciência delas. Essas imagens processadas, porém, podem decidir comportamentos para os quais ela não tem explicação. Isso abre caminho para uma revolução em práticas psicológicas e médicas.Se for possível ler o pensamento de alguém, poder-se-á obter informações que ficavam escondidas do próprio paciente.

Assim, obteremos a capacidade de entender características psicológicas das pessoas, como pensamentos criadores de ansiedade, depressão e medo, assim como preconceitos, fantasias, intuições, rejeições e tudo o que se passa na mente e é registrado no córtex e que motiva inconscientemente comportamentos dos quais o indivíduo gostaria de livrar-se.

Na área médica, as doenças cuja origem é atribuída a traumas do passado talvez pudessem ter sua causa-raiz esclarecida e transformada, facilitando, dessa forma, o resultado dos tratamentos empregados.

Corpomente

A mais importante contribuição desse trabalho é a comprovação de que muitos pensamentos inconscientes estão sendo registrados a cada segundo pelo córtex cerebral e de que eles estão interferindo em toda a vida do indivíduo sob a forma de imagens, sentimentos, sensações ou mudanças físicas.

Isso ratifica a evidência que o ser humano não é um corpo e uma mente ligados, mas um “corpomente”, ou seja, um sistema constituído de energia em diversas freqüências vibratórias que se interpenetram e funcionam conjuntamente.

Colaboração: Dr. Roberto Azambuja – Dermatologista Sócio Titular da SBD

Dr. Roberto Barbosa Lima

Médico Dermatologista

Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Saiba mais

O câncer de pele tem cura

Não atrase o diagnóstico

Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.

Saiba mais

Desenvolvido por Visana Comunicação