É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Área Médica
Siga-nos:

Menu

Pesquisar

Poroma écrino

O que é?

O poroma écrino é um tumor benigno da pele formado por células epiteliais da linhagem de ductos de glândulas sudoríparas.

Historicamente, este tumor tem sido considerado uma neoplasia proveniente de glândulas sudoríparas écrinas, daí o nome poroma écrino. No entanto, estudos recentes sugerem que glândulas sudoríparas apócrinas também podem dar origem ao tumor.

A lesão pode surgir em qualquer idade mas, geralmente, seu aparecimento ocorre na idade adulta.

Manifestações clínicas do poroma écrino

O poroma écrino usualmente se manifesta como uma lesão nodular, da cor da pele e de crescimento lento, com até 2cm de diâmetro. Raramente, o paciente pode apresentar múltiplas lesões.

Na maioria dos casos o tumor é assintomático, mas alguns pacientes referem dor de pequena intensidade.

Lesões protuberantes podem sofrer erosão da superfície cutânea deixando à mostra o tecido tumoral (foto abaixo), de aspecto vegetante e úmido.

poroma écrino

Poroma écrino no pé

Tratamento

Por se tratar de lesão benigna e geralmente assintomática, o poroma não exige tratamento, a não ser que a sua localização traga algum incômodo ou dor.

O tratamento consiste na retirada cirúrgica da lesão. Como, na sua fase inicial, o tumor não apresenta características específicas que permitam o diagnóstico clínico, muitas vezes, o diagnóstico só é feito após a sua remoção, através do exame histopatológico da material retirado.

Outras imagens

Veja mais imagens de poroma écrino.

 

Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista

 

E compartilhe!
Desenvolvido por Visana Comunicação