É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Realização: Barbosa Lima Dermatologia

Menu

Pesquisar

A mente e o corpo

Embora a medicina ocidental tenha procurado menosprezar a ação da mente sobre o corpo, o “rubor” da pele, em situações de constrangimento ou embaraço, sempre indicou que havia alguma ligação entre o que ocorria nos pensamentos e o que a pele mostrava.

Não era só esse fato. Um grande número de fenômenos, facilmente observáveis no organismo, sempre sugeriram que mente e corpo funcionam em conjunto. Assim, fortes emoções podem resultar em náuseas, vômitos, diarréia, desmaios, crises hipertensivas, derrames cerebrais ou infartos do miocárdio. Esses são exemplos claros da ligação entre a mente e o corpo.

Os sintomas psicocutâneos

Chama-se sintomas psicocutâneos o fenômeno manifestado na pele que tem como causa o que se passa no nível mental.

Há sintomas e doenças com estreita ligação com os pensamentos. Assim, a sensação de frio nas mãos em situação percebida como ameaçadora, a palidez da pele em ocasiões de susto ou o aumento do suor em momentos de tensão. Além disso, o aparecimento de coceiras sem causa aparente, em fases de maior preocupação, ou mesmo doenças como dermatites, urticárias, alergias, psoríase e pelada, indicam o que pode a mente provocar na pele.

Não há dúvidas, hoje, de que estados mentais e suas correspondentes emoções têm influência poderosa sobre as condições da pele. Atualmente, já se conhece um pouco de como isso acontece, fato quase totalmente ignorado algumas décadas atrás.

Colaboração: Dr. Roberto Azambuja – Dermatologista (Sócio Titular da SBD)

 

Veja também

Saiba como os estados mentais influenciam as condições da pele.

Dr. Roberto Barbosa Lima

Coordenador do Dermatologia.net

Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Saiba mais

O câncer de pele é curável

Procure o Dermatologista

Surgiu um sinal novo? Não perca tempo! O câncer de pele, quando tratado precocemente, pode ser curado.

Saiba mais

Desenvolvido por Visana Comunicação