É fácil prevenir-se contra o câncer de pele. Saiba como clicando aqui!

Área Médica
Siga-nos:

Menu

Pesquisar

Terapia fotodinâmica

terapia fotodinamicaUm estudo sugere que o tratamento de lesões pré-cancerosas da pele com a terapia fotodinâmica pode ser mais efetivo do que um dos tratamentos usualmente utilizados, a crioterapia (congelamento) com nitrogênio líquido.

Lesões ásperas e descamativas que surgem na pele, chamadas de ceratoses actínicas, são frequentemente encontradas na face e couro cabeludo de pessoas de pele clara que ficaram muito expostas ao sol ao longo da vida.

Foi feita uma revisão de 4 estudos anteriores que analisaram 641 pacientes e um total de mais de 2.000 lesões de ceratoses actínicas tratadas com terapia fotodinâmica e mais de 2.000 tratadas com crioterapia com nitrogênio líquido.

Terapia fotodinâmica foi 14% mais eficaz

O resultado da revisão mostrou que pessoas que se submeteram ao tratamento com a terapia fotodinâmica tiveram 14% mais chances de ter as lesões completamente removidas após 3 meses do que aqueles que fizeram o congelamento.

Para realizar a terapia fotodinâmica é colocada uma medicação sensível à luz sobre a pele do paciente por algumas horas e, depois, um tipo especial de lâmpada é acesa sobre a região.  A luz ativa o medicamento que irá destruir as células doentes, que tem maior afinidade pela droga do que as células normais.

Tratamento não substitui os outros

No entanto, não se espera que a terapia fotodinâmica substitua os outros tratamentos disponíveis, sendo uma opção interessante para pacientes com muitas lesões em áreas próximas, que poderão ser tratadas simultaneamente. Na crioterapia as ceratoses são tratadas uma a uma, melhor alternativa para poucas lesões ou mesmo muitas lesões mas em áreas distantes.

Além disso, existem barreiras significativas à terapia fotodinâmica, como o seu alto custo, o tempo dispendido para a sua realização (algumas horas) e a tolerância ao mesmo, já que a fototerapia dói quando o medicamento é ativado e muitos pacientes relatam ser muito mais doloroso do que a crioterapia com nitrogênio líquido.

Recorrências são esperadas

De toda maneira, a recorrência das lesões é esperada na maioria das pessoas com múltiplas ceratoses actínicas após qualquer dos tratamentos, devido ao dano solar sofrido em toda a pele. Estes pacientes devem ser submetidos a acompanhamento regular para tratamento de novas lesões ou recorrentes.

Fonte: Health Day News, 27/08/14

Saiba mais sobre a terapia fotodinâmica.

E compartilhe!

Desenvolvido por Visana Comunicação